voce sabe como melhorar os processos da sua empresa

Você sabe como melhorar os processos da empresa? Aprenda aqui!

Ganhar agilidade no trabalho é um objetivo de toda empresa. Mas em alguns casos, para alcançar esse objetivo, é necessário realizar modificações. Afinal, ao repetir uma tarefa muitas vezes, não nos damos conta que ela pode conter alguns erros de performance.

Por isso, neste artigo listamos algumas dicas para melhorar os processos da empresa. Confira!

Otimize os processos de contratação

Muitos empreendedores só dão atenção ao colaborador depois de contratá-lo. Isso é um erro, pois ao contratar alguém, sua empresa está fazendo um grande investimento.

Uma vez que você contrata alguém, espera-se que essa pessoa esteja apta para realizar a tarefa determinada, caso contrário, mesmo com treinamento, as chances desse colaborador ser dispensado são altas, gerando alta rotatividade no setor e fazendo com que, novamente, você tenha que dedicar recursos em busca de um funcionário.

Invista em treinamento para melhorar os processos da empresa

Você já deve ter ouvido alguém reclamar da qualidade de algum produto ou serviço, correto? Em muitos casos, o problema não está na qualidade do material utilizado, mas sim, em profissionais mal treinados, que não sabem como desempenhar sua função.

Por mais simples que uma tarefa seja, ela é importante, caso contrário você não precisaria pagar alguém para realizá-la, não é mesmo? Investir em treinamento é sinônimo de qualidade.

Conte com a tecnologia

Investir em modernização costuma assustar alguns empreendedores, que fogem dos gastos. Mas esse tipo de investimento traz retorno, pois garante agilidade nos processos, além de diminuir os riscos de falha humana.

Engana-se quem pensa que informatizar processos envolve grandes quantias. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, esse tipo de estratégia está mais acessível.

Mapeie os processos

Ao mapear seus processos, será fácil para o empreendedor identificar e corrigir falhas. Mesmo que a empresa esteja entregando resultados, é importante ter este cuidado, uma vez que alguns erros passam despercebidos, durante muito tempo.

Deixar para identificar possíveis falhas apenas quando elas aparecem por meio de algum problema grave, tira da empresa o tempo necessário para apresentar uma solução adequada.

Pregue a cooperação

Se abrirmos um relógio, veremos diferentes peças. Algumas nem se tocam, mas todas trabalham de forma harmônica e o resultado aparece nos ponteiros. Isso só acontece porque cada peça tem sua função definida e está lá por um motivo bem determinado. Em uma empresa é igual.

Se cada setor conseguir deixar claro para a equipe qual é a sua função e como ela impacta outros trabalhos da empresa, ficará claro para todos a necessidade de obter sinergia. Talvez sua equipe de entrega nem desconfie, mas se eles forem mais cuidadosos, a vida dos funcionários do atendimento ficará mais fácil.

Ao investir nos processos da empresa, você está cuidando da saúde do seu empreendimento. Afinal, se olharmos de perto, um negócio se parece muito com um organismo vivo.

Por isso, dê atenção às pequenas tarefas, aos diversos setores que formam os processos da empresa. Se um deles não for bem, um efeito dominó é desencadeado e ninguém precisa passar por isso.

Gostou e quer saber mais sobre o tema? Então baixe gratuitamente, o e-book “Guia prático: aprenda como organizar os processos da sua empresa”!