Vendas novas ou manter a base de clientes?

Esta ai uma das mais famosas perguntas em qualquer reunião comercial. Muitos debates já aconteceram e ainda vão acontecer pelo tema, mas a pura verdade hoje é que muitas empresas esquecem da base de clientes, e não se preparam para manter sua base e focam apenas em vendas e mais vendas.

Uma vez ouvi um grande gestor dizer que se se a empresa não vendesse nada e ao menos não perdesse nenhum cliente, cresceria 10% no ano. Essa frase é muito impactante e nos faz pensar na importância que é ter processos claros, bem elaborados de pós venda, ter uma equipe bem preparada, com conhecimento, não apenas de atendimento mas conhecimento do produto, para nunca, eu escrevi nunca, deixar um cliente sem resposta.

A área comercial é o coração de qualquer empresa, você precisa se relacionar bem, ter um network forte, entender o seu novo cliente e apresentar a melhor solução, isso todos nós sabemos mas partir desse momento, da assinatura de um contrato o cliente vê apenas você, o executivo de vendas, para ele você resolvera todos os problemas que ele possa a ter nesse relacionamento comercial. Quando nos colocamos no lugar do cliente, conseguimos ver melhor os erros e conserta-los.

E voltando a pergunta inicial, esse é ponto crucial, quando você tem que decidir em dedicar mais tempo a vendas novas ou a manter a base ou o melhor, dividir seus esforços nas duas áreas.

Pense vem, o melhor vendedor não é aquele que vende mais e sim aquele que não perde cliente. Perder cliente não é perder venda.

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