Transformação Digital
,

Darwin, Evolução e Transformação Digital

Charles Darwin e Transformação Digital ?

Charles Darwin (1809-1882 ) foi um naturalista inglês, autor do livro “Da Origem das Espécies”. Formulou a teoria da evolução das espécies, anteviu os mecanismos genéticos e fundou a biologia moderna. É considerado o pai da “Teoria da Evolução das Espécies”.

O que isso tem a ver com a sua empresa exatamente neste momento?

Pergunta: Você sabe porque Empresas Gigantes como MESBLA, MAPPIN, OLIVETTI, BLACKBUSTER, KODAK, XEROX, entre várias outras que simplesmente desapareceram ou são praticamente insignificantes hoje?
Resposta: Elas não agiram com a velocidade necessária diante da Tecnologia e as mudanças e evoluções que foram ditadas pelos seus mercados e as necessidades novas criadas pelos clientes. Mesmo sendo as lideres absolutas dos seus respectivos setores, elas ainda assim desapareceram rapidamente do cenário pois não souberam acompanhar a tecnologia se posicionar perante as mudanças que apareceram. Desta forma viraram verdadeiros “fosseis” respeitáveis do passado…

 

Não são as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis a mudanças.
Charles Darwin.

 

Mas o que Transformação Digital tem a ver com Evolução das Espécies?

Imagine você, em um dia comum, tomando um café ou bebendo uma cerveja a noite em algum local com seus amigos e de repente, se dá conta que esqueceu que no dia seguinte iria a uma importante festa e que tinha que comprar salada, carne, cerveja e um presente. A festa era importante e a aniversariante uma grande amiga ou parente que sempre lembra de você em todos os eventos !  E já eram 21;30 da noite e você não teria como ver preços, locais, comprar o presente e ir buscar antes da festa !….

Neste momento você calmamente pega seu SmartPhone, abre o Aplicativo do Pão de Açúcar( *), escolhe a salada, carne e bebidas, já faz o pagamento pelo seu Paypal ou cartão de credito já seguramente cadastrado no aplicativo, agenda a entrega para o local da festa que chegará fresquinho e no horário, tudo isso você gastou por volta de 5 minutos, logo depois acessa o Aplicativo da Giulina Flores(*), escolhe um lindo arranjo de flores, um cartão com textos de aniversários, personaliza ele na hora, enquanto toma um gole da sua cerveja ou café, agenda a entrega para o dia seguinte, paga com seu link do Paypal ou Cartão de Crédito e seguramente fecha seu SmartPhone e continua sua reunião tranquilamente com seus amigos.!

Bom, esse futuro, já existe e você pode fazer isso HOJE mesmo!

 

“Sim, mas na minha empresa eu não vejo como fazer essas automações..”

 

Será que não? Quais são as informações que seus clientes, fornecedores, colaboradores necessitam e sempre precisam ligar na empresa, ou enviar um e-mail pedido, ou mesmo esperar chegar as 08.00hs da manha do dia seguinte para solicitar para alguém ou departamento de sua empresa?

Será que grande parte destas informações não poderiam estar estruturadamente acessível ?  Neste momento, enquanto eu escrevo esta matéria, me lembrei que precisava comprar passagens e alugar um local para um grande e importante evento de Marketing que vamos participar em Florianópolis em Outubro. Já reservei o VOO e Aluguei uma casa para 6 pessoas usando AirBnb(*) e Submarino Viagens(*).

E você, o que pode fazer pelo seu cliente para tornar a vida dele mais próxima de você? Mais prática e mais Digital?  Será que seus concorrentes já não estão pensando exatamente nisso agora?

Preparei pessoalmente um e-Book gratuito (clique aqui para Download) falando um pouco de como e porque criar estrategias para ajudar o entendimento do próximo passo.

 

Um forte e Fraternal Abraço !

Marcus Feixas

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *