Servir para Liderar e Crescer

Como toda habilidade, a Liderança não é “nata” como algumas pessoas pensam. O processo de liderança é aprendizagem e sensibilidade e acredite, servir as pessoas. Neurologicamente falando, como é criada uma nova Habilidade?

Habilidade = (Interesse + Aprendizado) x Repetições e Tentativas.

O que é Liderar Realmente ?

Liderar é dar um sentido comum para  pessoas com propósitos e metas diferentes fortalecendo e solidificando um propósito/missão maior para fazer com que a presença de todos levem ao crescimento do Grupo que pertencem ajudando e potencializando o cumprimento das metas pessoais de cada individuo.

Neste contexto, para o líder, não adianta motivar. O que funciona é a construção de uma missão e propósito que torne todos “auto motivados”. Não existe o chicote do líder, o que existe é o engajamento para a Missão comum que leve ao cumprimento dos anseios pessoais.

Não existe Liderança sem Exemplo. Liderar sem dar o exemplo pode ser Manipular, Influenciar, Mandar .. mas não é LIDERAR.

O melhor líder é aquele que inverte o piramide da hierarquia esperada. Liderar é Servir. Esteja disponível para todas as demandas dos seus liderados e fortaleça o propósito e confiança deles, realimentando assim o engajamento e compromisso com as metas e objetivos.

Os 4 passos do processo da Liderança perfeita.

  1. Ensinando a Fazer, Líder Faz e o Liderado acompanha.  Nesta fase, o líder deverá fazer o que deseja que o liderado faça, mostrando o “porque” de cada atitude e resultado. Esse “porque” deverá necessária estar 100% alinhado com os valores da Empresa.
  2. Fase Prática e confiança. Liderado faz sozinho e avise o líder depois. Neste momento, o liderado iniciará o processo de criação da habilidade. É imprescindível que o líder acompanhe sem criticas e juízos gerando confiança no seu aprendiz.
  3. Fase Autonomia. Liderado faz sozinho e não e avisa o Líder. Neste momento é a criação da habilidade.
  4. Fase da excelência. Liderado Não Faz e Avisa o Líder porque. Nesta fase, o liderado mostrará que entendeu todos os “porquês” e estará completamente alinhado com os valores e missão da empresa. Missão Cumprida para o líder!
  5. Fase Compartilhamento e Doação, Liderado escolhe alguém na equipe, e se posiciona como Líder iniciando o processo 1). para um eficiente e recompensador processo, o liderado iniciará sua fase de entendimento de como ser um líder e deverá naturalmente fazer o mesmo processo com papeis inversos. Isso gera um ciclo virtuoso onde todos crescem com felicidade e “flow”.

Passando por todas essas fases, o liderado ganhará total autonomia e quando chegar na 5a fase, ele terá a oportunidade de replicar isso para um novo liderado tornando-o um líder. Isso torna qualquer processo e empresa escalável e o processo de crescimento pessoal e empresarial será uma consequência.

E você ? Quer ser um líder ? Tem investido em servir ? Leia um pouco mais em Treinando Líderes.

Sirva para Liderar.