Quem cria a definição de “PRONTO” na framework SCRUM ÁGIL.

Olá!

Conforme eu havia comentado no post  anterior,  tratarei mais  sobre o SCRUM.

No post anterior falei sobre o BACKLOG DO PRODUTO (Product Backlog), procurei falar  de uma forma simples e clara.

Agora vamos entender  quem cria a definição de “PRONTO”  no SCRUM.

Vamos entender o conceito, vamos começar.

DEFINIÇÃO

Primeiro devemos entender o conceito de “PRONTO”.

Uma Definição de Pronto (Definition of Done, no original) é um artefato Scrum usado para garantir a qualidade do produto desenvolvido a cada iteração (Sprint). Um documento, um contrato entre os membros do Time Scrum e demais envolvidos para que todos entendam o que é um produto “pronto” (done) significa.

Todos devem entender o que  o “PRONTO” significa. isso pode variar por Time Scrum, O entendimento deve ser compartilhado do que significa o trabalho estar completo, garantindo a transparência.

Caso  o “Pronto” para um incremento não é uma convenção de desenvolvimento da organização, o Time de Desenvolvimento do Time Scrum deve definir uma definição de “pronto” apropriada para o produto. Se há múltiplos Times Scrum trabalhando no sistema ou versão do produto, os Times de Desenvolvimento de todos os Times Scrum devem mutuamente definir uma definição de “Pronto”.

Em resumo,  a definição do “PRONTO” é  fornecido como parte dos ativos organizacionais da empresa, se não tiver a responsabilidade do Time de Desenvolvimento.

 Gostou do tema do post?

 De sua opinião, se quiser saber mais sobre este assunto, é muito importante  sua opinião.