Qual o significado da mensagem de retorno de rejeição de autorização NF-e “Uso Denegado”?

Olá!

Vamos falar sobre um problema comum que ocorre na maioria das empresas que emitem NF-e, a rejeição de autorização com o retorno da mensagem de USO DENEGADO.

Muitas vezes não sabemos o motivo de não ser autorizada a emissão com essa mensagem explicando o motivo da rejeição, afinal estamos deixando de realizar uma venda.

A seguir falarei um pouco mais sobre esta mensagem de retorno.

PROCEDIMENTOS

1. Quando ocorre um retorno  de rejeição da  Sefaz informando que o USO daquela nota rejeitada, o numero foi DENEGADO,  uma nota com esse mesmo numero de USO DENEGADO não será mais aceito em nenhuma transmissão solicitando qualquer tipo de evento junto  a SEFAZ, esse numero para a Sefaz  está “MORTO”.

2. No conteúdo da informação, contém o motivo pelo qual a nota teve o USO DENEGADO, conforme a imagem a seguir.

Neste caso o motivo foi que a Sefaz da UF do destinatário não está permitindo que seja emitida nota fiscal devido a alguma pendencia/restrição junto a Sefaz.

Você pode pedir para a sua contabilidade que verifique junto a Sefaz o motivo que impede emissão de nota fiscal para este comprador.

O seu cliente deverá ser informado do motivo pelo qual não foi possível a emissão da Nota fiscal de venda e o mesmo informar a contabilidade dele  do ocorrido, solicitando a regularização para liberação que os fornecedores possam emitir novamente notas fiscais de compra.

Qual o significado de USO DENEGADO?

Isso significa que a NFe denegada já estará gravada nos registros da Secretaria da Fazenda e, portanto, o número dela não pode mais ser utilizado, cancelado ou inutilizado.

E aí, essa informação foi útil pra você?

Nos de sua opinião escrevendo para nós com sugestões, criticas ou elogios.