Mapeamento de Processos

Os 02 principais pilares do Mapeamento de Processos (TO BE)!

Os 02 principais pilares do Mapeamento de Processos (TO BE)!

 

Não basta efetuar um mapeamento de processos com o entendimento das atividades e controles que a empresa possui se não for identificado o “como deveria ser”.

Então neste momento deve ser identificada a EXPECTATIVA dos gestores de cada processo, e assim desenhar uma solução adequada à necessidade dele.

Existem casos em que a necessidade é de redução de custo, dados gerenciais, automatização do processo e controles mais rígidos, e com base nisto deve ser identificado os 02 pilares:

1)      Automatização:

Devem ser criados meios para automatizar o processo, independente da ferramenta que o cliente utilize.

Caso não possuam um sistema é fundamental criar controles mesmo que em planilha Excel e/ou formulários.

 

O grande impacto em ter estes controles externos é o retrabalho que fatalmente irá acontecer entre as áreas e a possibilidade de erros entre um setor e outro.

Porém, quando o cliente possui um sistema ERP, deve-se atentar se o processo é aderente ao sistema ou não.

Havendo aderência é importante que o cliente seja direcionado ao uso, pois comumente é identificado nas empresas que possuem sistemas, que eles não foram orientados na criação de códigos inteligentes ou uma estrutura cadastral possível de extração de resultados conforme suas expectativas.

Não havendo aderência, deve-se levantar o impacto tanto do no desenvolvimento de uma customização ou no ajuste do processo.

2)      Ajuste no processo

Muitas vezes é necessário ajustar o processo para atingir as expectativas dos gestores, impactando no conceito “sempre foi feito assim” que os colaboradores sempre nos dizem.

Esta quebra de paradigma é o maior desafio a ser atingido.

O impacto deve ser diluído com a confiança de que desta forma haverá ganho em produtividade, controle e custo.

Cabe então ao arquiteto de soluções identificar tais melhorias e pontuar com soluções viáveis à empresa, e se necessário demonstrando a solução para absorção do conteúdo.

Receba mais sobre mapeamento, cadastrando seu e-mail.

http://bit.ly/29IajTw