Por que usar sistema integrado de gestão empresarial?
, ,

Por que usar sistema integrado de gestão empresarial?

A cada dia a tecnologia tem se tornado um dos maiores aliados das empresas, e uma ferramenta que tem se destacado é o sistema integrado de gestão empresarial. Chamados simplesmente por sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), esses softwares visam diminuir o tempo de execução das tarefas, facilitar processos e melhorar a comunicação interna da empresa.

Os sistemas integrados de gestão empresarial são muito conhecidos no meio corporativo por darem suporte às mais diversas empresas em termos administrativos, comerciais, financeiros, entre outros. Para esclarecer melhor, separamos neste post os motivos que mostram por que sua empresa deve utilizar um sistema ERP. Confira a seguir!

Eliminação da necessidade de sistemas múltiplos

Como o ERP é um sistema integrado que armazena todas as informações da empresa, e possibilita que as empresas realizem e acompanhem os processos por meio dele, elimina-se a necessidade do uso de outros sistemas para controle. O sistema integrado de gestão empresarial é uma ferramenta muito robusta, não carecendo de controles paralelos ou do uso de planilhas, como é comum na maioria das empresas.

Padronização de processos e tarefas

Ao utilizar o sistema, as empresas garantem que todas as tarefas e registros sejam realizados por meio dele, desta forma consegue-se padronizar os processos da empresa. Essa padronização facilita o controle de informações, garante que os outputs de cada etapa sejam condizentes com as seguintes e elimina a divergência de dados na empresa.

Redução dos custos de treinamento

Como o sistema integrado de gestão empresarial elimina a necessidade do uso de outros softwares, então não é necessário que a empresa proporcione treinamento para os funcionários em diversas plataformas. Os gerentes precisam investir apenas em treinamentos do sistema ERP, reduzindo os custos e garantindo maior disponibilidade dos colaboradores para o serviço.

Foco no core business da empresa

O core business, ou “coração da empresa” refere-se à razão de ser ou existir da empresa, ou seja, a sua atividade principal. Utilizando um sistema ERP a empresa consegue personalizá-lo de forma a direcionar os esforços e tarefas para que a atividade principal seja desempenhada e alcance bons resultados. Isso ajuda no aperfeiçoamento e na qualificação do negócio.

Melhor acessibilidade

A plataforma integrada permite acesso por todos os computadores da empresa — bastando apenas que possuam o software instalado. Desta forma, todos os funcionários têm acesso aos dados da empresa, facilitando a troca de informação entre os setores e evitando a divergências ou dados incoerentes.

Garantia da confiabilidade das informações

Uma das grandes vantagens do ERP é o fato dele reduzir significativamente as chances de erros. O sistema permite a configuração de inputs, evitando que dados errados sejam inseridos, faz todas as contas e envia as informações necessárias de forma automática. Reduzindo os processos manuais, tem-se maior confiabilidade das informações, garantindo a qualidade e precisão dos dados.

Além de todos os motivos apresentados, o sistema integrado de gestão empresarial possibilita diversas outras vantagens, como:

  • eliminação da manutenção de múltiplos sistemas;
  • interação com um único fornecedor;
  • redução do retrabalho;
  • redução da mão de obra;
  • maior controle sobre a operação da empresa;
  • eliminação da necessidade de interfaces entre sistemas;
  • redução dos custos com informática;
  • acesso a informações para toda a instituição;

Percebeu como um ERP pode mudar sua empresa e melhorar significativamente seus processos? Para saber mais, entre em contato conosco e veja tudo o que essa ferramenta pode fazer pelo seu negócio!









0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *