Por que o saldo em poder de terceiros está zerado ou insuficiente?

Olá!

Sempre que recebemos no CSA da ANADI  algum chamado de suporte solicitando a nossa atuação para encontrar a solução de um problema, procuro trazer aqui no Blog qual o problema e qual a solução, com o objetivo de ajudar a quem precisa encontrar rapidamente  a solução para corrigir o problema e dar segmento ao fluxo da operação.

Um caso que ocorreu esta semana, para quem tem mais experiência com o ERP Protheus® não é nem um pouco complicado de se resolver, mas para quem está se ambientando com o sistema, vamos mostrar de forma simples e bem resumida a resolução desse problema, por que o sistema mostra a mensagem de saldo zerado ou insuficiente em poder de TERCEIROS na entrada da NF de devolução de beneficiamento que retornou do fornecedor.

­

PROCEDIMENTOS

A seguir tem a tela com o print do erro ao posicionar o browse na NF de  entrada para retorno do material que teve saída para BENEFICIAMENTO.

De uma forma em resumida podemos dizer que a TES de saída não foi configurada para controlar a quantidade que saiu para beneficiamento e ficará em poder de Terceiro.

A TES de entrada para devolução que foi informada na TES de saída é contraditória, poia ela diz que o estoque é controlado e a quantidade que saiu deve voltar ao estoque, mas como não foi armazenada a quantidade que saiu, não existe registro da quantidade que está em poder do fornecedor, portanto o saldo que está com o fornecedor é ZERO.

Mas a TES de entrada diz que existe o controle de estoque e a quantidade da entrada deve ser subtraída do saldo que está em poder do TERCEIRO, no caso não tem nada registrado no sistema  que o TERCEIRO estava em poder de tal quantidade.

Esta é a causa que faz o sistema emitir a mensagem de erro.

Para solucionar, devemos usar uma TES de entrada que também não controle estoque  em poder de terceiro.  Se a TES de saída está configurada para não controlar o estoque em poder de terceiros, a TES que foi informada no parâmetros como TES de devolução, também não deve controlar estoque em poder de terceiros.

Nas duas telas a seguir, mostramos a forma de como evitar  o erro do saldo insuficiente ou zerado em poder de terceiros.

    A TES de devolução deve ser coerente com a TES de saída. Se na saída controla, no retorno também deve controlar e se não controlar na saída, não poderá controlar no retorno também.

Gostou desse post?

Ficaremos muito felizes se você der sua opinião ou sugestão para um tema de um novo psot.