Para que serve M-Messenger do  PROTHEUS®?

Olá!

Você que usa o sistema PROTHEUS®, em alguns módulos como por exemplo no FATURAMENTO,  aparece uma opção no menu de CADASTROS  aparece a opção M-Messenger?  

Trata-se de uma funcionalidade que tem por objetivo informar a ocorrência no sistema de um  evento ou mais para determinada usuário  dentro da empresa que tenha a necessidade de ser comunicado após o evento ser confirmado com o cadastramento de um cliente,  possa dar  prosseguimento a algum processo ou tarefa que estava  aguardando. Essa informação também pode ser enviada a algum ATOR envolvido que apenas tenha a necessidade  documentar ou apenas estar informado  que o evento foi realizado, com o  recebimento de um e-mail que é disparado automaticamente pelo sistema para alguém da empresa ou mesmo de uma outra  empresa que preste algum tipo de consultoria e não tenha um login de acesso  direto no SIGA.

Vamos ver melhor como funciona esse M-Messenger e como colocar ele pra funcionar.

PROCEDIMENTOS

Um e-mail é disparado automaticamente quando um determinado evento  ocorre no sistema que foi vinculado a um login de um usuário  ou de um e-mail de alguém que precise da confirmação de um evento ou que  seja parte interessada que precise ter a confirmação da confirmação da inclusão  um novo cliente no sistema, por exemplo.

Falando em exemplo, vamos criar um  evento na  situação que um e-mail é disparado pelo sistema imediatamente após a ocorrência do  evento ser  criado pelo usuário responsável pela inclusão de novos clientes. Existe uma relação de eventos que já está  pré-definida no M-Messenger

Vamos fazer com que um e-mail seja disparado imediatamente após o cadastramento de um novo cliente. Será enviado para um e-mail de um aprovador da área financeira  da empresa que possua login de  acesso ao sistema para definir limite do valor  de compra, verificar crédito, etc.

Um outro e-mail para o setor fiscal de um prestador de serviço da empresa  informando da inclusão de um novo cliente que precisa ser parametrizado as informações fiscais.

1. Vamos fazer nossa parametrização no M-Messenger, vinculando os e-mail conforme comentado anteriormente. Vamos acessar o cadastro de usuários no SGACFG e verificar se o login do usuário do setor Financeiro da empresa já está com e-mail informado corretamente.

2. Agora no menu de cadastro Faturamento,  acesse o M-Messenger na localização indicada abaixo, já abrirá a tela para uma nova parametrização.

3. Vamos criar o evento para quando for cadastrado um novo cliente disparar um e-mail  para o usuário que já tem login cadastrado no SIGA.

4. Nosso próximo passo é localizar o evento que irá ser disparado quando cadastrado um novo cliente e vincular o evento ao login do usuário que irá disparar quando confirmada a inclusão do cliente.

Obs. O evento 32 de confirmação que um NOVO CLIENTE FOI CADASTRADO, apenas quando ocorre  a gravação do novo cliente. é disparado o e-mail para o destinatário ou usuário que consta na relação do M-Messenger.

O sistema somente dispara o e-mail com o evento realizado, por exemplo: o sistema não irá disparar um evento de cadastro de produto quando for cadastrado um cliente.

Para os eventos que já estão pré-definidos no M-Messenger, somente quando a ação vinculada for realizada será disparado o e-mail.

5. Agora temos o evento 32 que é o de NOVO CLIENTE CADASTRADO NO SISTEMA.

6. Agora vamos mostrar as telas com o passo a passo da criação de um evento apenas com um endereço de e-mail de  uma pessoa que é do setor de fiscal da consultoria que precisa ser informado  que acabou de ser cadastrado no sistema um novo cliente para que seja parametrizado os dados fiscais para este novo cliente.

7. A seguir temos um exemplo do e-mail que chegará para os destinatários que  tiveram o evento de cadastramento vinculado ao seu e-mail.

E aí, gostou do post?

Para inclusão de mais eventos além do padrão que já vem definidos no sistema, é possível a customização desse recurso com mais eventos ou alguma outra funcionalidade que supra  a necessidade da empresa. 

Entre em contato com um de nossos ESPECIALISTAS e converse com eles da sua necessidade.

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