Os 4 pilares da Área de Distribuição e Logística

Os 4 pilares da Área de Distribuição e Logística

Os 4 pilares da Área de Distribuição e Logística

 

Quando falamos em DL – Distribuição e Logística, sempre nos veem a mente a entrega dos produtos através de uma transportadora.
Porém, não é só isto, é muito mais que isto!
É o conjunto de 4 pilares importantíssimos na cadeia de DL:

Armazenagem:

É a gestão da organização do estoque, respeitando produtos com lotes e datas de validade (quando existente), e gerindo os espaços físicos, garantindo assim a ocupação destes da forma mais eficiente possível.
Ainda na gestão de Armazenagem consideramos os processos de conferência, separação, expedição, montagem de carga, embalagem e etiquetagem para a entrega dos produtos aos seus locais de destino.

Distribuição:

É o processo de montagem de rota de entrega baseada nos pedidos separados pela expedição e a capacidade por tipo de veículo.
Neste momento é importante a seleção da Transportadora que fará a entrega, podendo ser própria ou de terceiros, e assim gerindo para obter o menor custo possível dentro do processo de distribuição.

Frete Embarcador:

É o processo de contratação de transportadora para efetuar as entregas, levando em consideração que 70% do custo logístico das empresas está relacionado com o transporte, a seleção de uma transportadora eficiente para a carga e rota é crucial para o negócio.
Além da seleção, o controle do que foi contratado e o que foi executado é outra característica desta gestão.

Gestão de Transporte:

Para transportadoras que possuem frota própria, além da montagem de carga, é de suma importância os processos operacionais fiscais envolvidos na operação, como a emissão dos CT-es (Conhecimento de Transporte Eletrônico), CTRC (Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas), nota fiscal de serviço, manifesto, entre outros.
Controlar o veículo, seguros, contratos e tabelas de frete, motorista e seus documentos, é outra parte importante no processo.

Desta forma, as empresas preocupadas com estes 4 pilares veem com bons olhos a aquisição de um sistema de ERP para a gestão logística além das áreas administrativas.
Cabe ainda lembrar que para selecionar o ERP correto é importante analisar a aderência deste aos processos da empresa, para atingir a melhor forma de planejar, controlar e gerenciar estes processos, no melhor custo x benefício.

**************************************************************************************
Cadastre-se na nossa área VIP. Você recebe gratuitamente conteúdos específicos do seu interesse.
http://bit.ly/2bZN50O

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *