O que é melhor para o ERP on Premise ou on Cluud?

Olá!

O que é melhor para a sua empresa. ERP om-premisse ou on-cloud?

Essa é uma duvida que vário que muitos responsáveis em realizar essa escolha se depara. A decisão não pode ser tomada sem um estudo,  é preciso que se saiba quais as vantagens entre um e outro. Não é um tarefa simples, por isso nesse post estrei procurando mostrar os principais pontos  de cada, procurando de uma forma bem sucinta falar de alguns pontos de suma importância das características que envolve cada um.

Par isso mais uma vez, te convido para continuar comigo  até o final desse post para ajudar você a entender  o lado bom e o lado ruim de cada uma das formas de onde se ter o seu ERP instalado, na nuvem ou em um servidor local na sua empresa.

               On PREMISE X On CLOUD

Muitos proprietários de empresas contemplam os benefícios dos sistemas Cloud vs. On-Premise porque desejam encontrar a melhor maneira de armazenar e gerenciar as informações de sua empresa e cliente. Como a segurança dos dados é um aspecto tão importante dos negócios, é importante descobrir qual versão funciona melhor para os seus negócios.

Um sistema local foi originalmente fornecido por empresas que licenciavam software corporativo e, em seguida, desejavam oferecer uma versão de hardware que pudesse ser monitorada e controlada pela empresa em um local físico. O on Cloud  é a versão mais recente usada para armazenar dados e informações digitalmente em locais como a nuvem e é gerenciado remotamente por um ou mais provedores por uma taxa anual ou mensal.

Agora que você sabe o que é on  Cloud e sistemas locais, detalharemos os prós e os contras de cada um para ajudá-lo a decifrar qual seria a melhor solução para o seu negócio.

Nuvem vs. No Local

Características do Cloud:

  • Menor custo inicial, porque você não precisa pagar por um servidor ou hardware
  • Os dados permanecerão seguros, mesmo se o computador for roubado
  • Não precisa se preocupar com a destruição dos seus dados em uma inundação, incêndio ou desastre natural

Contras do Cloud:

  • Você pagará uma taxa anual em vez de uma taxa de compra única
  • Os dados não serão fisicamente armazenados em nenhum lugar
  • O valor pago pelo seu software aumentará à medida que sua empresa crescer

Características do on Premise:

  • Pode ser mais seguro ter seus dados fisicamente armazenados em algum lugar
  • Você não está limitado à disponibilidade
  • O preço é mais baixo porque você não precisa pagar uma taxa anual
  • Se você não confiar na nuvem, se sentirá mais seguro

Contras do on Premise:

  • Atualizações e taxas de manutenção adicionais podem aumentar as horas extras
  • Seus dados podem ser destruídos durante uma inundação, incêndio ou desastre natural
  • Alguém poderia roubar todo o seu sistema e dados
  • A Microsoft não suportará mais alguns dos sistemas operacionais mais antigos, como o XP

 Conclusão:

A tendência é que os ERPs fiquem na nuvem por questões de custo, estrutura necessário, manutenção dos equipamentos, pessoal, software, etc. que a empresa tem com o sistema on Premise,  com on Cloud seria de custo menor.

O importante é analisar todos os pontos que envolvem um e outro,  de onde irá rodar o seu ERP, se local ou  na nuvem.

A banda e estabilidade de sua internet devem ser considerados, o quanto de espaço os dados da empresa irão alocar na nuvem, todos os custos das assinaturas dos softwares que são usados como SGBD e os demais softwares, ferramentas  para atender todas as necessidades da empresa.

O importante é contar com uma Consultoria profissional que irá realizar levantamento de como funciona e buscar a  melhor estratégia para a empresa, analisando todas as particularidades que fazem da  empresa unica.

Encontrar a solução com o melhor custo beneficio, a solução para a empresa não pode ser uma “RECEITA DE BOLO” ela tem o “DNA” que  só pertence a ela,  tornando-a diferente das demais.

E aí, o que achou do assunta tratado no post?

Nos de sua opinião, sugestão ou critica.