O que é BACKLOG DO PRODUTO na FRAMEWORK SCRUM ÁGIL?

Olá!

Nesse post e no próximo vou sair um pouco do PROTHEUS(R) e falar sobre  da framework de desenvolvimento de sistemas SCRUM ÁGIL.  Muitas empresas já utilizam esse método para gerencia e desenvolver produtos mundialmente.

O assunto SCRUM ÁGIL é muito extenso e tem  as suas características descritas em uma extensa documentação que você encontra disponível na INTERNET.  O SCRUM GUIDE 2017  em português é indicado para quem deseja conhecer mais a fundo essa metodologia de desenvolvimento e criação, muito usada para  software e hardware.

Hoje vamos falar sobre BACKLOG DO PRODUTO (Product Backlog).

DEFINIÇÃO

Mas o que é esse tal de SCRUM?

Scrum é uma FRAMEWORK ágil para gestão e planejamento de projetos de software. No Scrum, os projetos são dividos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado.

1. O que é BACKLOG DO PRODUTO?

O BACKLOG DO PRODUTO  (Product Backlog) é uma lista de funcionalidades desejadas de um produto, ou seja, os requisitos que um cliente espera receber ao final do projeto, descrito com sua própria linguagem. O ponto central do Scrum é a criação do Product Backlog, é nele que o projeto começa.

Por se tratar do ponto central do SCRUM, começamos direto ao ponto, falando sobre este que é o que o cliente deseja que seja entregue ao final do projeto. Por isso da importância do BACKLOG DO PRODUTO, ele é a expectativa do cliente na sua linguagem,

BACKLOG DO PRODUTO 

Os itens do Backlog do Produto possuem os atributos de descrição, ordem, estimativa e valor. Os itens do Backlog geralmente incluem descrições de testes que comprovarão sua completude quando “Prontos”.

Os itens do Backlog do Produto de ordem mais alta (topo da lista) devem ser mais claros e mais detalhados que os itens de ordem mais baixa, que indica a prioridade.

Abaixo uma ilustração sobre ordem da SPRINT que será executada pelo time de DESENVOLVIMENTO.

E aí, você gostou do tema desse post?

Achou interessante continuarmos falando mais sobre SCRUM ÁGIL?

De sua opinião, ela nos ajudará a melhorar cada vez mais.