O Departamento Jurídico pode ajudar no aumento da produtividade da empresa?

A maioria dos Departamentos Jurídicos enfrenta diversos problemas de gestão dos processos jurídicos, e é visto como um setor que só gera despesas contra a empresa.

Aliada a esta visão, é natural que, de tempos em tempos, o Departamento Jurídico tenha que prestar contas das despesas relacionadas com custas, condenações e acordos, entrega das contingencias e atender aos questionamentos e dúvidas dos demais departamentos da empresa.

Algumas perguntas simples podem ser difíceis responder quando não se tem um sistema que ajude a obter certas informações, tais como: Qual o montante dos bloqueios judiciais e quanto há pendente de levantamento? Qual o valor dos depósitos judiciais?

Sabe-se que essas informações existem, mas onde estão? Quanto tempo levará para reuni-las? Mesmo com processos bem definidos ainda existe o risco de perder o controle ou, um dos colaboradores esquecer de preencher formulário importante e, assim, não haver formas de extrair a informação.

Existem várias questões e desafios que precisam ser avaliados pelas empresas para que seja possível reduzir suas demandas judiciais e aumentar a velocidade de respostas aos demais departamentos.

A eficácia de um Departamento Jurídico integrado com os demais departamentos, possibilitará identificação das principais causas de origem dos processos da empresa, e com isso, pode-se, com as informações disponíveis, sugerir melhorias, propor treinamentos, alterar o modelo de certo produto, e até mesmo mudar algum procedimento interno.

Assim o Departamento Jurídico transforma-se em uma área de negócios da empresa voltada para a resolução preventiva de problemas e não somente à defesa jurídica das demandas recebidas, passando a participar da construção do resultado positivo da empresa.

Com uma solução de ERP especialista, aumenta-se o grau de governança corporativa, contribuindo para a redução do custo operacional, automatizando as etapas para garantir um histórico fidelizado, centralizando as informações e evitando o arquivamento em e-mail ou em computador, e elevando assim a previsão dos acontecimentos.

Quer saber mais dicas sobre Departamento Juridico? Então, siga a Anadi nas redes sociais: acesse nosso Facebook e LinkedIn e veja todas as novidades da área!

Cadastre-se abaixo: