Não está calculando o ISS da NFs-e de entrada.

Olá!

Nesse post vou falar sobre um CASE que tivemos nessa última semana no CSA(Centro de Suporte Anadi).

Um de nossos clientes estavam com problema de calculo do ISS. No caso desse cliente, as parametrização do cadastro de Fornecedor, TES de entrada e natureza, é realizado por um empresa de assessoria fiscal/contábil, todos os parâmetros que tratam do fiscal e tributos da empresa.  O nosso cliente realiza o cadastro do serviço no CADASTRO DE PRODUTOS.

Após várias tentativas de entrar com NFs-e  e o ISS não subia o calculo no compras e nem no financeiro,  abriram um chamado de suporte para identificar o que faltava ser parametrizado.

A seguir vamos mostrar como solucionar este caso.

PROCEDIMENTOS

1.  Para o cálculo do ISS no documento de entrada deve-se verificar os seguintes cadastros e parâmetros:

  • Utilize uma TES que calcule e escriture o ISS. (Por exemplo: Calcula ISS = Sim / Livro Fiscal ISS = Tributado
  • Utilizar uma Natureza que calcule o ISS.
  • Utilizar um produto que possua código  TIPO DE SERVIÇO de ISS (veremos na tela  do próximo passo da nossa explicação).
  • Apesar do cálculo de ISS não necessitar desta informação, ela é muito importante para geração de alguns arquivos magnéticos existentes.
  • O  o parâmetro MV_TPNFISS  já deve estar com ‘E’. Caso este parâmetro não exista em sua instalação, o mesmo deve ser criado, como caractere e seu conteúdo padrão é ‘E’.

2. Devido a falta ou erro de parametrização, quando chega no produto o calculo de ISS é “anulado”, pois o sistema encontra a alíquota do produto esta zerado.

No cadastro do produto é preciso informar a Alíquota de ISS e o código de serviço.
Com isso o ISS será calculado para o livro e transportado ao financeiro.

É importante incluir o código de serviço ISS também, pois com o ele o sistema sabe que é um serviço e gera corretamente os movimentos, conforme destaque na tela do cadastro de produtos.

E aí, gostou do POST?

Dê a sua opinião, ela ajudará a melhorar os nossos artigos.