Gestão Contábil

5 dicas para melhorar a gestão contábil da sua empresa

A gestão contábil de uma empresa precisa sempre estar em uma melhoria constante, devido a isso, é necessário ter muita atenção para executar essa tarefa.

Esse setor costuma ser bastante complexo, porém ele é muito relevante para o bom andamento do negócio, e é por isso que jamais deve ser deixado de lado. O grande problema é que muitos empreendedores têm dificuldade em gerir esse departamento, tomando decisões equivocadas, as quais prejudicam toda a empresa.

Pensando nisso escrevemos este artigo, que vai te ajudar a melhorar a gestão contábil da sua empresa, com apenas 5 dicas. Acompanhe!

1. Registre todas as operações

Registrar todas as operações da empresa é essencial para ter uma gestão contábil eficiente. Por meio desse controle, você saberá exatamente quais são suas receitas e despesas. Além disso, você pode conseguir prever futuros prejuízos, e criar estratégias para eliminá-los, antes que aconteçam.

As principais operações que você deve registrar são:

  • vendas a prazo ou à vista;
  • compras por departamentos;
  • despesas com os colaboradores;
  • impostos e encargos;
  • pagamentos e recebimentos.

2. Delegue suas tarefas

A sobrecarga de trabalho interfere na produtividade, concentração e eficiência do gestor, por isso é de suma importância que você delegue suas tarefas para os seus colaboradores. Assim, você vai conseguir focar mais no seu trabalho e diminuir suas margens de erro.

Além do mais, sua equipe estará mais confiante e motivada, sabendo que você confia nela para ajudar a solucionar questões importantes da empresa.

3. Faça reuniões de acompanhamento com o contador

O contador da empresa deve ser seu braço direito, por isso que as reuniões com ele devem ser frequentes. Nesse encontro, é importante você verificar quais foram os tributos recolhidos pela empresa, se o regime tributário adotado é o ideal para o seu negócio, analisar os balancetes etc.

Em resumo, essa reunião se faz necessária porque você precisa saber o que está acontecendo dentro do empreendimento, e também para solucionar problemas financeiros que podem pôr em risco o bom andamento do negócio.

4. Armazene corretamente os documentos

Os documentos do negócio devem ser armazenados na empresa e não com o contador; isso vai proporcionar mais segurança à organização e ao contador também.

Porém, é importante você saber que existem alguns documentos que devem ser remetidos ao contador e, posteriormente, eles serão devolvidos à empresa, tais como as notas fiscais, extratos bancários, registro de venda, entre outros.

Os documentos mais importante que devem ser armazenados corretamente são:

  • registro de firma individual;
  • contrato social;
  • CNPJ;
  • alvará etc.

5. Tenha um sistema informatizado integrado

O ponto principal para melhorar a gestão contábil da empresa é poder contar com a tecnologia a seu favor e automatizar os processos do negócio.

Os sistemas de gestão ERP são desenvolvidos para que você tenha mais comodidade e segurança na hora de realizar suas tarefas, por isso que contar com essa ferramenta para fazer uma gestão contábil mais eficiente é fundamental, pois além de gerar relatórios precisos e auxiliar nas tomadas de decisões, ela diminui as margens de erros, as quais podem gerar danos para o seu negócio.

A gestão contábil é a base de qualquer empreendimento. Por meio dela você pode criar estratégias para fazer novos investimentos, com a finalidade de fazer a empresa expandir. Porém, não são todos que seguem essas dicas e acabam afundando o seu negócio por não saber gerir o setor contábil. Por isso, é importante que você aprofunde o seu conhecimento e melhore a gestão contábil da sua empresa.

Deixe seu comentário no post e compartilhe suas dúvidas e experiências sobre gestão contábil!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *