Financeiro – Carta de Cobrança

Hoje começamos uma sequência de postagens, apresentando novos recursos que estão disponíveis para implementação nas novas versões do Protheus (12.1.23 / 12.1.25 / 12.1.27).

Este novo recurso, vai atender a todos que fazem a cobrança de forma manual, processo por processo e ainda não tendo um controle ideal de quem foi cobrado e quando. A implementação da carta de cobrança no Protheus vai agilizar muito, fazendo todos os cálculos de multa e juros e ainda tendo controle completo através de relatórios.

Visão Geral

Esse processo visa disponibilizar o envio de cartas de cobrança para os clientes que possuam títulos em atraso, a vencer ou em situações personalizadas.

A rotina de envio de carta de cobrança permite que os títulos que estejam em atraso, ou a vencer, possam ser devidamente cobrados através do envio de cartas de cobrança eletrônica (e-mail) e/ou física.

Para que as cartas possam ser geradas e envidas, primeiramente deve-se definir os tipos de situação de cobrança que serão considerados, o período no qual as cobranças se encontram (referente ao tempo de atraso e/ou período a vencer), além de definir o teor do texto de cobrança que será apresentado.

As cartas enviadas vão conter os juros e multas calculados até uma data pré definida (em parâmetro), possibilitando aos destinatários saber o valor atualizado de cobrança.

É possível o envio da carta de diferentes tipos de texto bem como é permitido complementar as validações, de forma específica, dos clientes que receberão as cartas de cobrança.

Um relatório de cobranças já efetuadas está disponível para facilitar o acompanhamento das cartas de cobrança enviadas e os seus respectivos destinatários e títulos cobrados

 

Fonte: tdn totvs