Gestão da cadeia de suprimentos: por que e por onde começar?

Gestão da cadeia de suprimentos: por que e por onde começar?

,

Cumprir os objetivos organizacionais é um desafio vinculado ao desempenho e à integração de todos os setores de uma empresa. E, nesse contexto, a gestão da cadeia de suprimentos é um procedimento determinante para o sucesso.

A cadeia de suprimentos (Supply Chain) consiste em um conjunto de diferentes fluxos e relações estratégicas entre empresas, fornecedores, fabricantes, distribuidores, varejistas e clientes, relacionado ao gerenciamento integrado de todos os parâmetros envolvidos no processo produtivo.

Administrar corretamente essa complexa rede de informações reduz custos e agrega qualidade à produção. Você quer melhorar a gestão financeira do seu negócio? Então, confira 5 estratégias para gerenciar a cadeia de suprimentos!

1. Integração com os fornecedores-chave

Os fornecedores são agentes importantíssimos na cadeia produtiva. Portanto, é essencial estabelecer uma comunicação eficiente e favorecer o tráfego de dados com esse público. Para otimizar os fluxos de informação, recorra aos sistemas eletrônicos (B2B ou e-Procurement) e ao suporte de um bom departamento de TI.

A integração apropriada com os fornecedores-chave possibilitará a redução de custos, a flexibilidade de prazos, a minimização de falhas, entre outros benefícios. Por isso, se for necessário, reveja e modernize seus mecanismos corporativos.

2. Atenção às necessidades dos clientes

Estar atento às carências e expectativas dos consumidores proporciona o entendimento necessário para planejar uma rede logística funcional. É preciso identificar as demandas dos clientes-chave para definir ― ou modificar ― a localização e a quantidade de centros de distribuição.

Também é importante aperfeiçoar o gerenciamento desses canais de distribuição, atualizando os métodos de operação das unidades. Avalie e considere possibilidades relacionadas à terceirização, à automação logística e aos sistemas de informação.

3. Otimização na gestão de estoques

Investir no aprimoramento da gestão de estoques é trabalhar com o ponto fraco da maioria das empresas. Normalmente, deficiências no gerenciamento de produtos, matérias-primas e demais componentes resultam em significativas perdas financeiras.

Abandone planilhas eletrônicas e recursos ultrapassados. Implantar um sistema especializado em gestão de estoques, associado a metodologias eficientes, proporcionará melhorias nos serviços prestados e evitará gastos desnecessários.

4. Implantação do Lean Supply Chain

Você já ouviu falar em Lean Supply Chain? Trata-se de uma metodologia elaborada para evitar desperdícios e eliminar atividades que não agregam valor à cadeia produtiva. Tem como objetivo entregar o produto final ao consumidor na quantidade requerida, cumprindo prazos, reduzindo custos e garantindo os níveis de qualidade.

Todavia, o sucesso na implantação do Lean Supply Chain requer paciência. É um processo contínuo, de longo prazo, que deve ser implementado tanto no âmbito logístico como administrativo.

5. Utilização do S&OP

O S&OP (Planejamento de Vendas e Operações) é um processo tático e colaborativo, desenvolvido para prever as oscilações da cadeia produtiva e reduzir as perdas de receita. Ele auxilia as organizações a alcançarem um equilíbrio entre suprimentos e demandas, aumentando o nível dos serviços.

Um bom planejamento de S&OP baseia-se em três fatores: previsão estatística, gestão de eventos e colaboração. Pesquise os métodos e experimente.

Essas foram algumas sugestões sobre como aprimorar a gestão da cadeia de suprimentos na sua empresa. Você quer conquistar resultados nunca vistos? Então, lembre-se: a otimização dos processos corporativos depende de metodologias eficientes e um bom suporte tecnológico. Invista na automatização!

Quer mais dicas sobre gestão estratégica? Então, confira esse artigo sobre como gerenciar uma empresa de prestação de serviços!









0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *