esb-como-facilitar-a-integracao-complexa-de-grandes-sistemas

ESB: como facilitar a integração complexa de grandes sistemas

Com cada vez mais tecnologia sendo adicionada no dia a dia de trabalho, também fica mais difícil acompanhar tudo. Não bastando o cérebro eletrônico ser mais rápido que o humano, ele ainda está em maior número. Mas, rebelião das máquinas à parte, você vai precisar aprender a lidar com tudo isso ao mesmo tempo para se manter no mercado. E uma das soluções que podem te ajudar aqui é o ESB, ou Enteprise Service Bus.

Talvez você não conheça esse termo. Não tem problema, certamente não é o único. Mas, agora que você conhece, é hora de ver como ele pode simplificar o complexo sistema do seu negócio.

O que é um ESB?

Como já mencionamos, é uma abreviação de Enteprise Service Bus. A grosso modo, é um sistema que serve para transportar as informações dos demais sistemas entre si e para o usuário final. Daí ele ser chamado de “ônibus”.

Com esse software de gestão, a empresa coloca todas as outras centenas de softwares utilizados sob uma mesma liderança. Se você ainda não acredita na rebelião das máquinas, o resultado pode ser bem vantajoso para você.

Como ele pode ajudar na integração de sistemas complexos?

1. Economia de capital

Cada centavo gasto na sua empresa faz a diferença. Se você não for responsável com o seu faturamento, pode ir dando adeus a ele. A questão é que, independente do seu profissionalismo, uma parte do seu dinheiro se perde em processos mal otimizados. É um e-mail perdido aqui, uma reunião atrasada ali, um ou outro material jogado fora, e tudo se acumula.

Com o auxílio de um ESB, você pode otimizar os processos da empresa e economizar um terço do seu rendimento. Em universidades e grandes escolas, por exemplo, há muitos eventos e compromissos que alunos e docentes devem acompanhar. Se todos esses sistemas estivessem sob a mesma tutela, menos pessoas perderiam prazos para entregar trabalhos.

2. Aceleração de processos

Já parou pra pensar em quanto tempo você gasta apenas para correlacionar diferentes relatórios dentro do seu negócio? Sem falar no tanto de faturamento que você deixa de produzir nesse período. Pois é, os números não são pequenos. Evitar esse desperdício pode melhorar muito a sua vida.

Setores muito burocráticos, como o de logística, já têm pouco tempo pra manobrar. Ter sistemas devidamente integrados e otimizados pode ser a diferença entre perder ou cumprir um prazo. Nesse setor, cada 5% de economia de tempo já conta.

3. Visão ampla sobre o panorama da empresa

Por fim, mas não menos importante, conseguir olhar toda a empresa sob uma mesma lente vai te ajudar muito na hora de tomar alguma decisão. Saber, por exemplo, que o setor de vendas está rendendo pouco por que o marketing não teve orçamento para uma campanha descente pode te impedir de desperdiçar muito dinheiro substituindo uma equipe inteira de vendas.

Agora você já sabe quais são os benefícios do ESB para sua empresa. Quer se aprofundar mais no assunto? Então veja faça download gratuitamente do nosso guia sobre ERPs e tire todas as suas dúvidas!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *