Proposta comercial irresistível, existe??

Como o ERP Ajuda a Potencializar suas Vendas

ERP ajudando nas suas vendas

Pensando no passado, mais ou menos na década de 90 quando eu chegava no cliente sem nenhuma informação, apenas o endereço e o nome do contato, e que por muitas vezes nem era mais a pessoa a procurar. Sem falar que como eu não tinha informação do meu lado também, não podia comemorar as vendas, tinha que esperar o departamento financeiro, aprovar toda a negociação.

Ainda hoje muitas empresas trabalham no escuro. Digo isso quando o vendedor ou representante esta a frente do cliente totalmente cego de informações, tanto do cliente quanto do seu próprio produto. Não sabe se o cliente esta ok para compra, não sabe a sua posição de estoque, informações mais detalhadas dos produtos etc.

Com a vinda do ERP e a unificação de informações de várias áreas da empresa, essa escuridão começa a desaparecer. A partir do momento que o faturamento ( comercial) começa a ter informações do departamento financeiro, sabendo a posição atual dos clientes, se tem boletos atrasados ou não, se tem liberação para condições especial, parcelamentos e descontos, essas informações já chegam na ponta ( vendedor ) e isso é uma ajuda fantástica na hora da negociação, porque veja um vendedor pode até se tornar um negociador de dividas, já que ele esta a frente do cliente e tem livre acesso as informações.

As informações sobre os seus produtos também começam a serem transmitidas de forma online muitas vezes. O vendedor consegue ter uma posição do estoque, ter informações valiosas sobre os seus produtos, mudanças, novos produtos, enfim… ele ganha armas para negociar.

Em muitas empresas hoje, esse processo é todo online, o vendedor já recebe a rota do dia, informações detalhadas de quem vai visitar, informações como por exemplo, ultimas compras, últimos produtos, produtos mais vendidos, sugestões de novos produtos levando em conta o que ele já compra e todas as tabelas e negociações que pode fazer em cada cliente.

O mercado já oferece hoje ferramentas pesadas de força de vendas, totalmente integradas com o ERP, que além de todas as informações citadas acima, passa ao vendedor as informações do que desempenho, metas, prêmios, etc. Algumas delas até passa informações sobre a posição em tempo real dos seus colaboradores para que seus gestores possam controlar melhor suas equipes.

O pedido online já é uma realidade muito usada hoje, quando o vendedor mau saiu do cliente e o seu pedido que já foi enviado de forma online, já está sendo faturado, separado e logo depois enviado ao cliente.

Dentre todas essas informações temos o outro lado também, o lado da gerencia, quem toma as decisões. Com ferramentas de BI integradas, o gestor consegue receber uma gama de informações, separadas por pessoas, equipes, regiões, cidades, estados, etc. Consegue ver por linha de produto, consegue cruzar informações de produtos mais vendidos por região ou até mesmo saber qual cliente não está mais comprando, não esta sendo trabalhado e tomar decisões rápidas para ter retorno.

Para finalizar, a integração que o ERP faz com os departamentos, alimentando a equipe comercial com dados precisos na hora da negociação é um grande ganho para qualquer empresa, sendo ela pequena, media ou grande.

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Fabio Monegatti

Executivo de Contas B2B, especialista SPIN SELLING. e vendas de valor.

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