Cuidados na escolha e implantação do ERP.

Olá!

No tema que estou abordando nesse POST, sem dúvida é um dos mais críticos de uma empresa não importando o seu porte, se pequena média ou grande, a implantação de sistema.

O processo de implantação começa na escolha do fornecedor de software, o que não é uma das tarefas mais fáceis.

Se no seu caso você está trocando o ERP, você terá mais desafios na implantação do novo ERP  muito pelo medo que o NOVO causa a muitas pessoas. Nas experiência que tive nesses meus longos anos na área de TI, presenciei muitos equívocos no processo de implantação tornando muito traumático, gerando desperdício de tempo de dinheiro da empresa.

Vou comentar alguns pontos importantes no processo de implantação,  são determinantes no sucesso e sem traumas.

 A seguir alguns pontos importantes no processo de implantação de ERP.

1) Escolher um ERP que fale a língua do seu negócio.

É muito importante que o ERP esteja em sintonia com o seu negócio, que possibilite os controles e esteja em harmonia com a operação do negócio. Ter uma interface AMIGÁVEL com o usuário também é muito importante que facilite a operação agilizando o fluxo da informação em  todos os setores da empresa.

Não se apegue apenas ao custo para escolher um ERP. Lá na frente, você acabará vendo que o ERP teve um resultado contrário do esperado, chegando a triste conclusão de que trouxe mais problemas dos que você tinha antes da implantação do  ERP. Isso gera insatisfação dos usuários, não agilizou o fluxo da informação entre os setores da empresa, os relatórios gerenciais são inconclusivos, lentidão e você acaba percebendo da pior forma possível que o ERP não atende as necessidades da empresa.

Uma sugestão é você conhecer uma empresa que  tenha  o ERP  instalado  já a algum tempo. Se existir a possibilidade de conhecer a empresa e ver o sistema em funcionamento,  aumenta muito as chances de  ter feito a escolha certa.

É importante ter boas  referências  do ERP.  assim você  aumenta muito a probabilidade de estar optando pelo ERP  ideal para a empresa.

Lembre-se sempre, O BARATO SAI CARO. Não adquira um  ERP levando em conta apenas o fator custo, ele é importante mas não pode ser o determinante.

Procure não arriscar, dê preferência aos fabricantes de ERP  com Know-hwow e credibilidade no mercado e estar sempre alinhado com as inovações que o seu negócio exige.

2) Como realizar uma implantação sem traumas.

Esta seja talvez a parte que requer mais atenção e planejamento.  Caso a empresa esteja trocando o ERP, existe também a preocupação da migração dos dados para o novo ERP . Tudo deve ser minuciosamente pensado, planejado, com um cronograma  de implantação e parametrização inicial do sistema  de acordo com as características da empresa para que o ERP esteja o mais próximo possível em conformidade com a metodologia de trabalho da empresa.

É importante que você contrate para esta missão, um time de especialistas, uma consultoria  com larga experiência na implantação do ERP. Devem capacitar os usuários, que conheçam a fundo o ERP obtendo os melhores resultados com informações e dados precisos que ajude na tomada de decisões  otimizando todo o potencial que o ERP  pode trazer nos resultados  da empresa, que utilize ferramentas que não permita erros ou falhas no processo de  implantação.

Não transforme a IMPLANTAÇÃO do ERP em uma ROLETA RUSSA, por isso você precisa de uma consultoria especializada.

A ANADI usa a FRAMEWORK SCRUM AGÍL  que permite em   menor tempo e com maior segurança o processo de implantação, tornando  mais segura e sem riscos de comprometimento de prazos já que durante todo o processo implantação, todos os processos  serão  testadas e validadas, após a validação de cada processo, estará pronto para ser usado.

Assim o  ERP estará apto para entrar  em modo de produção, sem o perigo de ter aquelas surpresas indesejáveis pela falha na implantação.

Fazendo uma analogia, é muito mais complicado consertar um avião em pleno voo do que estando em solo.

Caso houver a necessidade de alguma customização para atender a uma particularidade da sua empresa, o ERP deve ser flexível possibilitando a criação de uma funcionalidade desenvolvida pelo seu time de TI ou uma empresa especialista no seu ERP .

Para saber mais sobre a FRAMEWORK SCRUM AGÍL, leia os meus posts publicados aqui no BLOG da  ANADI

SCRUM AGÍL – Backlog do Produto

SCRUM AGÍL – Definição de PRONTO

E aí, o que você achou do tema desse post?

Faça o seu comentário, de sua opinião, sua sugestão, ficaremos muito felizes com o seu feedback.