Contabilidade Anadi Totvs

Como uma boa contabilidade pode ajudar sua empresa

Uma das principais formas de estimular o crescimento de um negócio e diminuir os riscos fiscais e contábeis com o FISCO, é usando a contabilidade para melhorar a gestão financeira e suas obrigações acessórias.

Por isso é tão comum encontrar empresários, e até mesmo gerentes financeiros, no momento da maturação do seu negócio ou mesmo para ganhar escalabilidade estarem em constante busca por soluções que os ajudem a estruturar melhor essa área para alavancar os resultados.

Afinal, muitas vezes, quando pretendemos investir no negócio, nem sempre temos o conhecimento técnico necessário para garantir o sucesso e a saúde financeira e fiscal do negócio.

Pensando nisso, a seguir, vamos mostrar o que uma boa contabilidade pode fazer pela sua empresa. Confira!

Facilite o planejamento empresarial por meio da contabilidade

Uma boa contabilidade possibilita acompanhar em que situação estão:

  • os custos da empresa;
  • os tributos;
  • o fluxo de caixa;
  • os giros de capital;
  • estoque, entre outras variáveis.

Além disso, uma boa contabilidade interna ou externa, traz o expertise e conhecimento necessário assegurando a correta apuração e pgamento dos impostos, além de, alocar custos, aplicar o percentual de lucro de forma adequada etc.

Essas informações são fundamentais para saber como anda a saúde financeira do negócio e servem como base para o empresário fazer um planejamento com vistas ao crescimento.

Ou seja, além de permitir uma gestão contábil eficiente, o contador também auxilia no planejamento empresarial, facilitando a tomada de decisões, como veremos abaixo.

Melhore a tomada de decisões

Uma boa contabilidade vai possibilitar uma gestão mais eficiente para aumentar a lucratividade e o crescimento da empresa.

Isso acontece porque ela fornece as ferramentas necessárias para acompanhar o fluxo de caixa, verificar a taxa de retorno do investimento e montar estratégias fundamentadas.

Assim, o empreendedor tem um melhor embasamento para tomar decisões que permitam manter um balanço contábil positivo e o foco no crescimento.

Como vimos, uma boa contabilidade permite que se faça um melhor controle financeiro da empresa, facilitando o planejamento e a tomada de decisões. Mas também não é só isso.

Evite riscos e imprevistos

A contabilidade deve ser vista com uma ferramenta de gestão, que ajuda a reduzir custos, otimizar processos e também permite evitar riscos e imprevistos indesejados.

Por meio da contabilidade, o gestor financeiro tem condições se manter alinhado com o Fisco, evitando a inadimplência, multas e títulos protestados.

Ele também pode  fazer um controle de pagamentos, cheques descontados, boletos etc. Tudo de forma registrada, garantindo tranquilidade em relação à saúde financeira do negócio.

Por isso, é tão importante que o contador (ou a equipe de contabilidade) acompanhe a empresa, desde seu nascimento.

Otimize processos e registros contábeis da empresa

Como sugerimos, uma boa contabilidade agilizará até mesmo o processo de abertura da empresa, tornando tudo mais dinâmico e menos burocrático desde a criação do contrato social e do levantamento da documentação necessária.

Isso pode gerar, ainda, economias tributárias que, por exigirem conhecimento técnico, poderiam ser desconsideradas pelo empreendedor.

Além disso, em caso da necessidade de demonstrações contábeis, é possível atestar adequadamente a situação patrimonial e financeira da empresa.

E agora que você já sabe como uma boa contabilidade pode ajudar no crescimento do negócio, que tal aumentar ainda mais sua vantagem competitiva? Leia nosso artigo sobre os benefícios da automatização de processos!

[zendesk_request_form]

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *