Conheça 4 benefícios de se ter uma boa contabilidade

O setor contábil é, certamente, um dos mais relevantes dentro de qualquer organização. Como se trata de uma atividade baseada em critérios racionais, quando bem realizada, a contabilidade proporciona não somente a devida adequação às exigências legais, mas também — e principalmente — uma tomada de decisão mais embasada por parte dos gestores do empreendimento.

Quer saber mais? Então, não perca mais tempo. Confira os benefícios de uma boa contabilidade. Boa leitura!

1. Permitir uma gestão eficiente de tributos

Uma boa contabilidade permite à empresa elaborar um planejamento tributário, ou seja, realizar uma série de procedimentos para reduzir o impacto tributário sobre o empreendimento.

Entre esses procedimentos estão a definição de um regime tributário adequado às suas características — algo fundamental para evitar desperdícios de recursos.

É bom lembrar que o Brasil possui uma das cargas tributárias mais onerosas às empresas no mundo inteiro, o que faz com que, sem uma política tributária, as organizações tenham grandes dificuldades para competir em seu segmento.

Por isso, garantir uma gestão de tributos eficiente é essencial para o futuro de qualquer empresa.

2. Equilibrar adequadamente receitas e despesas

Com uma contabilidade bem-feita, a empresa tem maiores condições para preservar sua saúde financeira. Isso porque, com ela, a empresa reduz as despesas com atrasos e multas.

Além disso, tem também condições de remunerar sócios e arcar com custos de fornecedores e clientes, sem surpresas decorrentes de atrasos nas obrigações legais, que colocam em risco não somente seu caixa, mas também sua reputação diante do mercado.

Sem uma boa contabilidade, capaz de evitar atrasos em obrigações tributárias, a empresa pode ter que arcar com problemas como:

  • não poder participar de licitações públicas;
  • não conseguir empréstimos junto a instituições financeiras.

3. Obter uma melhor organização do empreendimento

A boa contabilidade permite maior rigor no controle de fluxo de caixa de uma empresa, bem como do capital de giro, do balanço etc.

Isso oferece ao empreendedor um panorama mais preciso em relação à realidade em que a companhia se encontra num dado momento, dando a ele condições para aproveitar melhor as oportunidades que surgem.

Do ponto de vista competitivo, isso é um significativo diferencial. Conhecer com exatidão as movimentações do empreendimento permite tomar atitudes mais corretas no dia a dia, evitando riscos — como dívidas, por exemplo.

4. Garantir elementos para a tomada de decisão estratégica

Como dito anteriormente, é no alicerce oferecido ao gestor para a tomada de decisão que a contabilidade apresenta o seu maior diferencial.

Esse auxílio serve às inúmeras necessidades do dia a dia, que podem ser aperfeiçoadas e terem seu respectivo impacto corretamente identificado. São exemplos as ações que dizem respeito a:

  • investimentos ou pagamento de dívidas;
  • criação de novos produtos diante de oportunidades do mercado;
  • contratação de funcionários;
  • criação de campanhas de marketing etc.

Num mercado tão competitivo quanto o atual, esse uso estratégico da contabilidade tem um impacto ainda maior.

Ficou alguma dúvida a respeito dos benefícios de uma boa contabilidade? Deixe seus questionamentos nos comentários. Vamos manter o diálogo!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *