Confira 4 novidades na área de recursos humanos

O universo empresarial está mudando cada vez mais rápido. A área de recursos humanos, por lidar diretamente com o capital humano, também deve acompanhar essas constantes transformações, oferecendo suporte para a renovação e crescimento da organização e dos colaboradores.

Hoje mostraremos as quatro principais novidades na área de recursos humanos que são eficientes para o aprimoramento da rotina da área e da empresa. Confira!

1. O uso da tecnologia como aliada

A tecnologia, por meio da automação de alguns processos, diminui a probabilidade de erros, a burocracia e o tempo investido em determinados procedimentos. Isso resulta no aumento da eficiência e da qualidade do RH, além de possibilitar um foco maior em atividades mais estratégicas.

A união da área de recursos humanos com a tecnologia pode ocorrer de diferentes formas: por intermédio de um software de RH, por meio de plataformas de recrutamento e seleção ou usando sistemas integrados, entre outras soluções.

Outro aspecto de destaque no uso da tecnologia é o aproveitamento das mídias sociais como meio de promoção da marca e captação de talentos.

2. Gerenciamento de dados

A coleta e análise de dados são essenciais para a promoção de uma visão aprofundada da empresa. Por meio do gerenciamento dos dados da organização, é possível fazer comparações e projeções capazes de embasar decisões importantes. Trata-se de uma das novidades na área de recursos humanos que contribuem para o desenvolvimento estratégico de forma objetiva e eficaz.

Os softwares de gestão ERP oferecem serviços de gerenciamento de dados de forma segura e confiável, sendo ferramentas complementares de grande importância na rotina do RH.

3. Transparência na comunicação

A transparência entre empresas e funcionários é uma tendência que tem estado cada vez mais em alta, inclusive em momentos de crise. Ao garantir que isso ocorra, o RH também está investindo na confiança que os colaboradores possuem em si mesmos e na organização, aumentando a motivação deles.

A transparência também é importante na relação entre líderes e liderados, principalmente no que diz respeito à troca de feedbacks. É importante que o RH prepare os gestores e incentive a todos essa prática, pois ela e favorece as relações interpessoais e traz maior qualidade e rapidez na execução das tarefas.

4. Parceria com marketing

A parceria entre a área de recursos humanos e de marketing ocorre principalmente por meio do endomarketing e do employer branding. O endomarketing consiste basicamente em aplicar as estratégias de marketing externo na própria empresa, tratando os colaboradores como clientes. Já o employer branding é um exemplo de envolvimento do RH com o marketing externo, atuando no valor e, consequentemente, na reputação da organização.

As novidades na área de recursos humanos buscam uma atuação cada vez mais estratégica da área. É preciso envolver todos os líderes no processo de gerenciamento do capital humano para que a aplicação dessas tendências proporcione maiores resultados. Um RH estratégico e estruturado contribui para a competitividade mercadológica da organização!

Gostou do post? Então curta nossa página no Facebook e fique atento às novidades que favorecerão o seu sucesso empresarial!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *