Como um software pode ajudar na gestão de RH

Os softwares estão em todos os lugares. Nas empresas, principalmente: eles ajudam na gestão dos diferentes departamentos de forma a tornar a operação mais eficiente e controlada, com a coleta e o cruzamento de informações relevantes.

Na área de recursos humanos (RH) não é diferente: um software de RH pode auxiliar no aumento da eficiência e da produtividade.

De forma geral, esse tipo de solução é conhecido como sistema informatizado de recursos humanos (SIRH), permitindo lidar com a aquisição, o registro, a análise e a distribuição de informações do setor de RH.

A ideia é facilitar o trabalho da equipe enquanto melhora os resultados. Quando bem utilizados, esses dados têm impacto direto na competitividade da organização, pois permitem organizar suas atividades operacionais, táticas e estratégicas.

Veja, a seguir, como um software de gestão de RH pode ajudar a sua empresa.

Eficiência

Sempre que se adquire um software, pensa-se no aumento da eficiência. Se a ferramenta for bem configurada (e a equipe tiver treinamento adequado), ajuda a aumentar o nível de segurança das tarefas feitas.

Os cálculos da folha de pagamento, por exemplo, serão processados correta e rapidamente em conformidade com a legislação e o acordo coletivo.

É possível, ainda, registrar eventos e configurar notificações para não esquecer datas e prazos importantes (como férias de colaboradores, feriados, treinamentos e outros).

Produtividade

A automação de processos melhora a produtividade da equipe porque elimina a necessidade de conferir, controlar paralelamente e, em alguns casos, até refazer o trabalho.

Erros decorrentes de falhas humanas serão praticamente eliminados, pois os processos operacionais serão automáticos e conectados.

Segurança da informação

A informação, que antes ficava no papel, vai para dentro dos servidores, protegida por senhas e criptografia (que mantêm o seu sigilo). Além disso, pode ser mantida arquivada para sempre, enquanto o papel se deteriora com o passar do tempo.

Assim, é evidente, ainda, a redução no consumo de papel. Essa economia libera orçamento para ser usado em outros projetos dentro do próprio setor de RH, como o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

Melhores práticas

Em geral, os desenvolvedores de soluções de RH trabalham com empresas de vários segmentos e, com isso, os softwares trazem as melhores práticas do mercado. Assim, a empresa recebe suporte na hora de definir o modelo que atenda melhor às suas necessidades.

Qualidade

O RH é um departamento que presta serviço internamente na empresa. Um software de gestão ajuda a melhorar a qualidade na prestação desses serviços.

É possível, por exemplo, ter um portal em que informações e documentos estejam disponíveis para todos.

Capacidade de gestão

É natural que, quanto mais estruturados, automatizados e confiáveis forem os processos, mais fácil seja o acesso a informações.

Isso permite identificar situações que requerem atenção e também ajuda a minimizar o risco, ou seja, será possível dedicar mais tempo às atividades táticas e estratégicas da operação.

Satisfação da equipe

Com processos bem estruturados e automatizados, a satisfação da equipe tende a crescer com um software de RH, pois o seu trabalho será benfeito e valorizado.

Gostou deste conteúdo? Então convidamos você a assinar nossa newsletter para saber das nossas novidades sempre em primeira mão.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *