Como tornar obrigatório o preenchimento de campos de cadastros importantes no fluxo da operação.

Olá!

Imagina aquele momento que o seu faturamento está atrasado, com problemas de rejeição de NF-e de saída na Sefaz por falta do CNPJ  do seu cliente e quem cadastrou o cliente deixou em branco o campo por não ser obrigatório ou o gerente de vendas quer enviar um e-mail com uma promoção para todos os clientes mas se descobre que há vários clientes cadastrados que não foi preenchido o e-mail do cliente.

É preciso que seja obrigatório o preenchimento desses dados no cadastro. Pode ser cadastro de cliente, fornecedor, produto, pedido de compra ou de venda,  conforme a necessidade do negócio da sua empresa ou que você  encontre a necessidade de ter a obrigatoriedade da digitação de qualquer informação que já não seja obrigatória por padrão do sistema.

Vou mostrar a seguir como é possível não permitir que informações importantes para a empresa não passem em branco, obrigando  o preenchimento.

Vamos usar como exemplo o campo CNPJ/CPF no cadastro de clientes que por padrão do sistema não é obrigatório.

PROCEDIMENTOS

Tela do cadastro de clientes com o campo CNPJ/CPF sem o (*) da obrigatoriedade, é o padrão do sistema.

Vamos criar o passo-a-passo para você alterar, você vai ver que é simples.

1. Acesse o módulo SIGACFG e selecione a opção indicada, DICIONARIO DE DADOS.

2. Vamos localizar a tabela SA1 (Clientes) e clicar em EDITAR.

3. Clique no botão conforme a seta indica para abrir as opções  possíveis do dicionario de dados e abrir a lista dos campos da tabela, no nosso caso de estudo, a SA1.

4. Agora localizar a linha onde se encontra CNPJ/CPF, posicionar o cursor na linha.

5.  Clicando em EDITAR para abrir a tela com os parâmetros do campo.

6. Clique em USO e marque a opção OBRIGATÓRIO.

7. Ao clicar no botão VERDE que está apontando a seta, o sistema irá abrir uma tela para gravar e atualizar o DICIONARIO DE DADOS.

8. Clique em AVANÇAR para dar inicio do processamento.

9.  O programa de DICIONARIO DE DADOS irá apresentar a tela informando que a atualização foi realizado com sucesso.

10. Acesse o seu cadastro de clientes para confirmar se ocorreu  a alteração da coluna para obrigatoriedade do preenchimento do CNPJ/CPF. Agora temos o (*) que indica a que é obrigatória a entrada desse campo.

Pronto!

Você pode fazer essa alteração em mais de uma coluna da tabela por vez se houver necessidade, ganhar tempo atualizando todas de uma só vez.

Dica importante: no momento de atualizar o DICIONARIO, nenhum usuário poderá estar com a tabela aberta no sistema.

E aí, gostou do conteúdo que mostramos no post acima?

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