Como o mapeamento de processos pode ajudar na gestão de serviços?

Como o mapeamento de processos pode ajudar na gestão de serviços?

Todos os dias, milhares de processos ocorrem para que a sua empresa possa entregar ao cliente o produto final. Eles são, portanto, a alma da organização. E justamente por isso é muito importante investir em mapeamento de processos.

Um erro muito comum na gestão de empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, é o não conhecimento dos processos internos, o que acaba gerando uma enorme perda de tempo e recursos. E o resultado disso é a diminuição da sua margem de lucro.

Para entender o que é mapeamento de processos e como ele ajuda na gestão de serviços, continue a leitura!

Mas, o que é mapeamento de processos?

Antes de entendermos o significado de mapeamento de processos, é importante falarmos sobre o processo em si.

Toda organização é feita de processos. É por meio deles que os insumos entram na organização e são transformados no produto final, aquele que você entrega para o seu cliente. Falando assim parece bastante simples, não é mesmo?

Mas o processo organizacional não é único. A empresa é formada por vários processos, desde os principais (mais ligados à cadeia que gera o produto final) quanto aqueles internos e operacionais. Por exemplo: o pagamento dos salários dos colaboradores nada mais é do que um processo, de responsabilidade do setor financeiro.

Então, podemos entender que mapear processos é o mesmo que estudá-los a fundo, para sabermos tudo o que está ocorrendo na empresa. E o mapeamento é tão importante que deve ser feito constantemente, já que os processos vão ficando viciados ao longo do tempo.

Como o mapeamento pode ajudar a minha empresa?

Na medida em que o tempo vai passando e a organização vai se estruturando, os processos vão se tornando automáticos. Quando isso acontece, significa que as pessoas já realizam as tarefas sem saber se aquela é a melhor forma. Apenas trabalham de um jeito que, na linguagem popular, sempre deu certo.

Ocorre que a tecnologia evolui a cada dia e é por isso que os processos precisam passar por constantes revisões. Uma tarefa realizada manualmente hoje, pode ser automatizada amanhã, tornando-se mais dinâmica e eficaz.

Veja alguns dos benefícios do mapeamento de processos para a sua empresa:

Diminuição de erros

Processos bem mapeados têm um índice de erros bem menor. Um dos motivos é o fato de que os gargalos operacionais têm mais chance de serem descobertos a tempo, já que existe um amplo conhecimento deles.

Acesso ao workflow de trabalho

Quem cuida de cada tarefa? A resposta a essa pergunta é muito importante para que você saiba como cada colaborador cuida da sua parte no todo, que é a organização. Isso leva a empresa a ter uma gestão mais forte, presente e eficaz.

Redução de custos

Todos os dias, a empresa pode perder muito dinheiro por causa de processos mal executados. Desde o desperdício gerado pelo uso incorreto de materiais até o atraso no fechamento de negócios importantes. Processos mapeados funcionam melhor e fazem com que empresa use seus recursos de forma mais eficiente.

O mapeamento de processos é importante não só para entender como os setores da empresa funcionam, mas também para identificar pontos de melhoria, otimizando toda a cadeia produtiva, diminuindo os custos e, consequentemente, aumentando os lucros.

E aí, gostou deste texto? Então compartilhe com seus amigos, nas suas redes sociais!