Como iniciar a transformação digital da sua empresa

A computação em nuvem e as mídias sociais são exemplos de como a tecnologia está inserida em nosso cotidiano. No mundo corporativo, o avanço tecnológico faz com que as organizações estejam cada vez mais envolvidas com a transformação digital, que tem como principal objetivo tornar as empresas mais eficientes e competitivas.

Esse processo deve englobar todas as áreas de uma companhia, incentivando a inovação e a implantação de novas metodologias de trabalho. Como as mudanças estão cada vez mais velozes, as empresas precisam se adaptar mais rapidamente às tendências do mercado.

Uma organização apenas sobrevive quando otimiza processos, melhora a qualidade dos serviços e aperfeiçoa o atendimento. Pensando nisso, vamos mostrar como a transformação digital pode fazer a diferença. Confira!

1 ) Entenda como aplicar

É preciso ter planejamento para promover mudanças. Além disso, os funcionários devem estar engajados e convencidos de que as modificações nos processos têm como foco a melhoria contínua.

Contudo, é necessário adotar alguns procedimentos para utilizar a tecnologia e obter resultados mais expressivos.

   a) Avaliar como a tecnologia é utilizada na empresa

Deve ser analisado como o avanço tecnológico pode contribuir para a organização ser mais eficiente. É preciso pensar nisso antes de planejar e executar as mudanças.

   b) Saber como investir

Não adianta uma empresa investir em tecnologia se ela adquire sistemas que não são devidamente utilizados pelos colaboradores e nem contribuem para aperfeiçoar processos. Portanto, é necessário saber como investir!

   c) Usar a tecnologia de forma estratégica

A tecnologia não pode ser vista como algo secundário dentro de uma empresa. Para inovar e conquistar mais clientes, uma companhia deve analisar os recursos tecnológicos disponíveis e usá-los de forma estratégica.

   d) Implantar a cultura da inovação

As mudanças devem ser vistas como algo natural em uma organização. Quando os funcionários entendem que modificar processos faz parte da rotina, uma instituição pode adotar novas tecnologias com mais facilidade.

transformacao digital ebook

2 ) Saiba por que a transformação digital é importante

Não é novidade para ninguém que a tecnologia pode ser um diferencial competitivo. É fundamental utilizar os melhores recursos disponíveis para fazer mais com menos. Neste cenário, a transformação digital se torna uma forte tendência devido a uma série de fatores.

   a) Acessibilidade

Os smartphones permitem que os funcionários possam ler e enviar e-mails de qualquer lugar com acesso à internet. O mesmo vale para acessar documentos importantes que podem ser utilizados em reuniões com os clientes.

   b) Análise de dados mais precisa

Muitas empresas estão apostando no Business Intelligence (BI) para obter informações em tempo real sobre as tendências do mercado e o comportamento dos clientes. Isso ajuda a definir as estratégias e as ações com mais precisão.

   c) Interatividade mais ampla

As mídias sociais mudaram a forma de as corporações se relacionarem com o público-alvo. Ao acompanhar o comportamento dos clientes no Facebook, uma organização pode resolver demandas e aprimorar os serviços.

   d) Mais conforto

A internet está modificando a maneira como as pessoas utilizam a tecnologia. Pelo smartphone, é possível apagar as luzes de uma sala a quilômetros de distância. Essa medida ajuda a economizar energia e a diminuir gastos.

3 ) Conheça os impactos

A tecnologia deve ser usada para facilitar a vida das pessoas e melhorar a gestão das organizações. Por isso, vamos apresentar algumas vantagens proporcionadas pela transformação digital.

   a) Aperfeiçoar o atendimento

As redes sociais e os sites com atendentes online permitem um contato mais rápido e menos burocrático, o que ajuda a resolver as demandas com mais rapidez.

   b) Comunicação mais ágil

As reuniões podem ser feitas por videoconferência. Ou seja, os funcionários, clientes e fornecedores não precisam se deslocar para trocar ideias e experiências sobre assuntos da empresa.

   c) Praticidade na tomada de decisões

Quando um gestor ou funcionário tem à disposição os dados corporativos com facilidade e em tempo real, fica mais fácil tomar decisões que ajudem a dinamizar os processos e a melhorar os serviços.

A transformação digital é uma tendência que veio para ficar. Se você deseja entender por que a tecnologia é tão importante para as empresas, baixe agora este e-book para tirar dúvidas sobre como implantar um Sistema de Gestão Empresarial (ERP). O conhecimento sempre faz a diferença!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *