Como evitar acidentes de trabalho no chão de fábrica?
,

Como evitar acidentes de trabalho no chão de fábrica?

Fábricas são um ambiente cheio de perigos: Máquinas, caldeiras, redes elétricas de alta-tensão. Com tantas ameaças presentes no ambiente de trabalho, não é de se espantar que trabalhadores e sindicatos estejam sempre de olho nas condições de trabalho oferecidos no chão de fábrica.

Os empregadores têm o dever de proteger seus funcionários dos perigos do exercício da profissão, implementando políticas internas para eliminar os acidentes. Se você é gestor e procura uma maneira de evitar acidentes de trabalho, confira esta lista com algumas boas práticas relacionadas à segurança dos trabalhadores.

Mapeie e sinalize as áreas perigosas

Os mapas de riscos de acidente foram criados para informar aos colaboradores quais os tipos de perigo presentes em cada setor da fábrica. Eles são ótimos para deixar claro para todos quais são os equipamentos necessários e precauções a serem tomadas em cada setor. Além de mapear, é preciso deixar bem claro que ali existe perigo, por isso é fundamental sinalizar os ambientes de maneira adequada.

Restrinja o acesso a locais perigosos

Se a fábrica possui um local que oferece perigos aos colaboradores, a melhor forma de evitar acidentes é reduzindo a circulação nesta área, permitindo a entrada somente para funcionários autorizados. Essa prática simples reduz a circulação e proximidade das áreas perigosas sem necessidade.

Forneça os EPIs e EPCs adequados

Os EPIs e EPCs são obrigatórios e de responsabilidade da empresa, e é ela quem deve fornecê-los, garantindo que eles estejam em bom estado e sejam utilizados de maneira adequada pelos funcionários. Uma empresa responsável não deve jamais negligenciar o uso dos equipamentos de proteção, pois essa prática pode resultar em processos trabalhistas indesejáveis.

Invista na criação das CIPAs

Quando a empresa detecta que seus funcionários não estão cumprindo com os procedimentos de segurança da maneira como era esperado, provavelmente isso é reflexo da baixa conscientização sobre a importância da prevenção de acidentes. A melhor maneira de integrá-los ao assunto é incentivar a participação de representantes de diversas áreas nas CIPAs.

Com o engajamento de membros de diferentes equipes é possível ampliar a conscientização e também a efetividade das campanhas de prevenção de acidentes. Invista na criação das CIPAs como forma de manter trabalhadores de diversas áreas em sintonia com as melhores práticas em segurança.

Faça treinamentos de segurança para evitar acidentes de trabalho

Capacitar os funcionários nunca será um investimento em vão, e isso serve inclusive para instruções relacionadas à segurança do trabalho e procedimentos de emergência. Ao fornecer conhecimento aos colaboradores, a empresa amplia o entendimento sobre o assunto e dá recursos para que os funcionários tomem as atitudes mais corretas.

Esses são alguns procedimentos e ideias que a empresa pode adotar para reduzir a ocorrência de acidentes de trabalho. Lembre-se: é fundamental para a companhia seguir as leis de proteção dos trabalhadores e nunca deixar de se preocupar com a saúde e bem-estar de todos os envolvidos.

Gostou das dicas? Então assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade relacionada às práticas de trabalho e as soluções tecnológicas que estão revolucionando a gestão empresarial!









0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *