Como Criar um novo índice de pesquisa em CONSULTA PADRÃO?

Olá!

Sabe aquele momento que você tem vários títulos para cadastrar no contas a pagar, títulos do contas a receber, controle de cheques, você precisa informar  a NATUREZA FINANCEIRA (como exemplo).

Ai você clica na pesquisa de consulta padrão procurando por exemplo IMPOSTO, só que não existe esse índice de pesquisa por ordem alfabética da descrição. Será que não tem como resolver isso criando esse índice para facilitar a minha pesquisa?

Sim, existe. Vou fazer um passo-a-passo de como criar essa pesquisa em uma consulta padrão do Protheus(R).

É só continuar me acompanhando nesse post  para ver como é fácil.

PROCEDIMENTOS

1. O primeiro passo vamos identificar qual o nome da tabela do financeiro, para nosso caso de estudo, vamos usar a SE2 (Contas a pagar). Precisamos saber como identificar  a tabela.

Sempre que alterarmos uma uma tabela de consulta padrão como no nosso caso será a tabela SED natureza financeira, em todos os programas do módulo financeiro a consulta padrão com o novo índice que criaremos agora, estará disponível em todos os programa que busca dados na tabela SED no módulo FINANCEIRO.

Conforme na tela abaixo, vamos posicionar no campo NATUREZA e vamos apertar a tecla F1 que por padrão do sistema traz a tela de help com a descrição do campo e qual o seu nome no dicionário de dados. Ele mostrou que o nome desse campos na tabela SE2 é E2.NATUREZ.

2. Vamos acessar o o modulo SIGASFG/base de dados/dicionário de dados/base de dados.  conforme print tela abaixo.

3.  Vamos saber qual é o nome da tabela padrão que é armazenada a NATUREZA FINANCEIRA.

Para isso vamos consultar a tabela SE2 do contas a pagar.

4. Agora que localizamos o campo E2_NATUREZ,  temos que expandir para saber qual a tabela de consulta padrão que está armazenada a NATUREZA FINANCEIRA clicando na lupa conforme a indicação.

5. Vamos selecionar OPÇÕES conforme ilustração logo a seguir.

Nessa tela identificamos qual a tabela de consulta padrão da NATUREZA FINANCEIRA, SED.

6.  Próximo passo vamos voltar na tela do dicionario de dados e clicar em CONSULTA PADRÃO, clicar na lupa para localizar a tabela SED conforme indicação da tela abaixo.

7.  Agora vamos clicar na lupa para trazer A CONSULTA PADRÃO da tabela SED  e em seguida clicar em EDITAR tabela conforme a sequencia das telas abaixo.

8. Nas telas a seguir clicar na opção que está sendo indicado.

9. Vamos clicar para adicionar um índice para nossa nova opção de pesquisa, conforme orientação das telas a seguir.

10 Agora que selecionamos o nosso índice de pesquisa, vamos selecionar os campos que  queremos nessa nova tela de pesquisa, por descrição de natureza no nosso caso.

11. Os campos para a tela de pesquisa deverá ser selecionado um por vez, se precisar incluir mais uma coluna com informação da natureza,  deve repetir os passos do item 10 para cada coluna que desejamos adicionar.

12. Após adicionarmos todas as colunas que precisamos, vamos finalizar essa a criação de mais um índice de pesquisa que estará disponível para todos os programa que abram a tabela SED para selecionar uma NATUREZA no módulo FINANCEIRO.

13. Agora vamos acessar o SIGAFIN e confirmar se foi criado no índice de pesquisa por descrição no CONTAS A PAGAR.

E aí, o que achou desse post?

Comente se achou útil pra você, nos de sua opinião ou sugestão de novos posts.