Está pequeno o espaço para a observação do pedido/NF do seu FATURAMENTO?

Tudo bem?

Vamos hoje falar sobre um problema do dia-a-dia do pessoal que cadastra pedidos e emite NF,  o texto de observação do pedido de vendas é pequeno.

Preciso de mais espaço. Tenho como aumentar?

Continue  acompanhando este POST até o final que vou mostrar como é fácil aumentar a quantidade de caracteres na observação sem precisar alterar uma virgula se quer do programa. Isso é possível apenas alterando o tamanho pelo DICIONARIO DE DADOS do SIGACFG (Módulo de Configuração do sistema).

PROCEDIMENTOS

Na tela do pedido de venda a seguir, temos o campo MENSAGEM DE NOTA preenchido atualmente com no máximo  60 caracteres.

Importante: Não utilize caractere especial na observação do pedido, ele pode causar erro na transmissão da NF a Sefaz, por erros gerados por esses caracteres, como “|” pipeline, “&” comercial e outros.

Agora mãos a obra, vamos partir para o nosso objetivo que é aumentar o tamanho do espaça para entrada da  observação que pode ter até 254 caracteres.

1. Acesse o módulo SIGACFG, selecione a opção marcada na tela, BASE DE DADOS.

2. Nessa tela, vamos buscar a tabela SC5 que armazena o cabeçalho do pedido de vendas e clicar em EDITAR para abrir a tela de  edição de tabela..

3. Clique em CAMPOS para abrir a tela com todas as colunas da tabela SC5  e encontre a linha com o nome do campo C5_MENNOTA, como mostra o exemplo.

Para modificar o campo, clique no botão EDITAR  para termos acesso a tela de manutenção e realizarmos a nossa alteração.

4. Vá com o mouse para o campo que informamos a quantidade de caracteres que desejamos.

Lembramos que o limite para este tipo de campo, não pode ser superior a 254 posições.

Para confirmar e fechar a tela, clique em SALVAR, seguindo a tela exemplo.

5. Agora clique no botão de CONFIRMAÇÃO, o verde como estou indicando na tela.

5. Chegou o momento de salvarmos a nossa alteração e atualizar o DICIONARIO DE DADOS para que após a atualização em um novo acesso ao sistema modulo de faturamento, já esteja disponível para uso a nossa alteração.

Clique no botão DISQUETE para o sistema dar inicio ao processamento de atualização do DICIONARIO DE DADOS.

6. Clique em AVANÇAR nas duas próximas telas que o sistema vai pedir para dar inicio ao processamento.

7. Essa tela confirma a nossa alteração foi atualizado com SUCESSO e atualizado o DICIONARIO DE DADOS.

8. Agora é só acessar o módulo de faturamento do sistema, entrar no programa de cadastro de pedido de vendas e validar nossa alteração, criando um novo pedido ou alterando um já existente para validar, inserindo mais caracteres até o limite de 254.

PRONTO!

Com apenas alguns passos, facilitamos a tarefa de aumentar o nosso espaço de observação, diminuindo aquela chateação de ficar abreviando tudo para caber naquele pequeno espaço  com 60 caractere que é o padrão do sistema.

Se ainda não for suficiente o espaço, entre em contato com nossos especialistas e saiba como a ANADI pode te ajudar com o seu ERP.

E ai, você achou útil esse post?

Comente, a sua opinião irá nos ajudar a melhorar os nossos posts.