Como aumentar a produtividade no chão de fábrica?

Devido ao atual cenário econômico brasileiro, os gerentes e diretores de indústrias têm buscado entender como aumentar a produtividade, reduzir os custos operacionais e alavancar os lucros. Obviamente, isso não é uma tarefa simples, e exige algumas intervenções na fábrica, como o emprego de novas tecnologias e uma total mudança na forma de lidar com os funcionários.

Caso você esteja em busca de aperfeiçoamento no sistema produtivo da sua empresa, mas muitas vezes fica em dúvida em como fazê-lo, não se preocupe! Vamos apresentar neste post como aumentar a produtividade no chão de fábrica e melhorar os resultados da empresa. Confira!

Introduzir a automação de processos no chão de fábrica

A automação diz respeito à otimização dos processos fundamentais da fábrica com a finalidade de reduzir a mão de obra e os custos, acelerar o tempo de execução de tarefas e aumentar significativamente a produtividade. Ao substituir processos manuais por softwares inteligentes ou algumas máquinas modernas, além de todos os benefícios mostrados, também é possível reduzir os erros e a quantidade de retrabalho.

Mas lembre-se, é impossível automatizar todos os processos. Além do fato da automação em alguns momentos ter um custo bastante elevado, ela jamais substituirá totalmente alguns processos manuais e a necessidade de funcionários.

Definir os processos e fluxos de produção

Para aumentar a produtividade e aperfeiçoar os resultados, é fundamental que se conheça exatamente todos os processos da empresa — veja os principais pilares do mapeamento de processos. Quando se determinam todos os fluxos dentro da fábrica e os procedimentos que devem ser seguidos, é muito mais fácil encontrar falhas e gargalos, possibilitando soluções rápidas e efetivas que levem a ganhos significativos de produtividade.

Estipular metas de produção

Uma maneira simples e eficaz de aumentar a produtividade no chão de fábrica é por meio da definição de metas de produção. Quando a empresa determina um objetivo, todos os colaboradores buscam alcançá-lo e, com isso, a empresa consegue manter um elevado nível de qualidade e produtividade.

Mas tenha bastante cuidado ao estipular metas. Muitas fábricas acabam cometendo erros e traçam objetivos irreais e impossíveis de serem alcançados. Isso acaba produzindo o efeito contrário, desmotivando os colaboradores e prejudicando a produção. Portanto, estude bastante e tenha atenção ao definir as metas de produtividade da fábrica.

Proporcionar a capacitação dos funcionários

Infelizmente, muitos gerentes ainda pensam de forma errônea e acreditam que proporcionar treinamento aos funcionários é perder tempo na produção. Mas os resultados que a capacitação dos colaboradores proporciona são, na verdade, muito diferentes. A pequena perda de mão de obra em alguns dias na fábrica devido aos treinamentos e cursos nem se compara com os ganhos que a capacitação e formação dos funcionários podem levar.

É importante saber que colaboradores bem treinados produzem em melhor qualidade e em menor tempo. Além disso, os treinamentos ajudam a conscientizar os funcionários em relação à redução de desperdícios, o que ajuda a diminuir os gastos de produção.

Agora você já sabe como aumentar a produtividade no chão de fábrica da sua empresa. Caso conheça outras formas que foram aplicadas no seu negócio e proporcionaram ganhos, não deixe de comentar e compartilhar conosco!

cadastre seu e-mail