Como administrar os IDS nomeados no INTERA LIMITADO?

Olá!

Como de costume  sempre trago algum tema que seja relevante para todos que fazem uso do ERP Protheus® ou pretendem ter em sua empresa um software de gestão robusto, que entenda o mercado brasileiro e fale a nossa língua.

A TOTVS® vem procurando a cada dia inovar, sempre olhando para as tendencias do mercado de software, inovando na comercialização de seus produtos para que todas as empresas de todos os segmentos da atividade econômica possam ter acesso a um  ERP que atenda todas as suas expectativas,  que permita realizar adaptações que o seu  negócio exige.

A grande sacada da TOTVS®  é permitir que seja feita customizações, configurações e até se crie um novo módulo inteiro especifico totalmente integrado ao resto do sistema que venha a suprir qualquer necessidade da empresa que não exista no  padrão  do sistema,  Para mais informações entre em contato com a ANADI e fale com um de nossos Especialistas, você vai conhecer todas as possibilidades e flexibilidade  que o Protheus®  pode oferecer para atender as expectativas da sua empresa.

Esse é sem duvida um diferencial que torna o ERP Protheus® líder no Brasil. É um ERP  que  não “ENGESSA ”  o crescimento dos seus negócios.

A ANADI  conta com um TIME de CONSULTORES e DESENVOLVEDORES altamente capacitados e com larga experiencia no ERP Protheus®, que ouvem o cliente e entendem o que a empresa precisa para agilizar os processos, ajudar a crescer e ganhar competitividade.

Agora vamos  tratar do tema desse post,  que é dos  IDS nomeados do TOTVS® INTERA. Mais especificamente de como a TOTVS® controla os acessos dos  IDS nomeados e qual tipo de cuidado o cliente deve ter com essa opção de baixo custo de  ter um ERP confiável  e abrangente.

Sempre respeitando a quantidade de IDS nomeados contratados, caso o contrato firmado com a TOVS® seja com limitação  de IDS.

Atualmente as empresas que precisam de um software para qualquer finalidade, procuram adquirir assinaturas do software, pois o custo é bem mais em conta,  pagando uma mensalidade para uso, funciona como se fosse um aluguel.

Tempos atrás só existia a opção de COMPRA do SOFTWARE com um custo  elevado  e quando surgia uma atualização do programa da nova versão, um valor deveria ser pago ao proprietário do SOFTWARE, que tornava inviáveis para a maioria das micro e pequenas empresas.

Esse modelo de compra de software atualmente é muito pouco usado. Hoje as empresas oferecem para os  clientes  venda de  assinatura paga mensalmente para ter direito de acesso ao uso do aplicativo.

Uma das formas de comercialização realizada  atualmente pela  TOTVS® dos seus produtos é o INTERA.

Não pretendo nesse post entrar no assunto dos tipos de pacotes comercializados pela TOTVS®, o propósito é entendermos as duas opções de contratação de IDS, se  ilimitado a quantidade de logins de usuários que acessam o sistema ou quantidade limitada definida em  contrato entre o cliente e a TOTVS®, limitando os IDS nomeados.

Esta semana um de nossos clientes nos informou que havia alterado o contrato com a TOTVS® e abriu um chamado ao  CSA (Central de Suporte ANADI) encaminhando uma solicitação da  TOTVS®  para que  fosse feito o controle dos IDS ativos aptos a acessar o SIGA restringindo apenas para a quantidade definida em contrato.

O nosso cliente possuía 10 IDS desbloqueados e na solicitação enviada pela TOTVS®,  estava pedindo que fosse limitado em 06 IDS nomeados. Os demais deveriam ser bloqueados para não ocorrer problemas futuros com a TOTVS® por exceder a quantidade de IDS nomeados definidos em contrato.

Solicitamos ao nosso cliente então que nos enviasse a relação com os 06 logins que deveriam continuar ativos porque os demais teriam o acesso bloqueado, dessa forma não correria o risco de quebra de contrato, evitando multas.

Por que a TOTVS® passou essa orientação?

A resposta é a seguinte;

A TOTVS® não bloqueia  os IDS  mesmo se ultrapassada a quantidade que está em contrato. Não será exibida a mensagem “Excedeu o números de licenças.”, vai permitir que todos os IDS nomeados acessem o SIGA sem nenhuma trava.

Os IDS nomeador que acessarem  o sistema  ultrapassando o limite definido em contrato e realizar qualquer tipo de operação no sistema como por exemplo, alteração de um cliente, geração de documento de saída, a empresa está descumprindo uma clausula de contrato e a TOTVS® poderá cobrar uma multa pelo descumprimento de limitação dos IDS nomeados.

Lembrando que o sistema não adverte se um novo ID foi criado e  acessou o SIGA  ultrapassando o limite, que  no caso do nosso cliente que deve ter no máximo 06 IDS  e se esse limite não for respeitado, a TOTVS® vai identificar que o limite foi ultrapassado e será cobrada uma multo por quebra de contrato por exceder o limite contratual.

Sempre que for incluir um novo ID, deverá bloquear um outro que estiver desbloqueado, que esteja  algum tempo sem ser utilizado, para  não  ter o risco de  se ter acessado o SIGA  recentemente com um login a mais  ou até mais no mês vigente.

Mesmo que a empresa tente usar a justificativa que foram poucos acessos do ID bloqueado ou do novo que entrou no lugar, não importa a quantidade de acessos, 1 ou 10000, o que conta é que ocorreu  o acesso de um ID  nomeado a mais do que consta em contrato e realizou procedimentos no sistema.

Por isso é importante se ter um controle regido dos logins ativos  caso o contrato com a TOTVS® for o INTERA limitado.

Faça um controle detalhado dos usuários que acessam o sistema para evitar levar multas por falta de controle dos logins ativos. Não crie nenhum novo login caso já esteja no limite.

Realize o controle dos IDS ativos respeitando o que foi definido em contrato.

Para concluir, é importante destacar que caso o ID 000001 ADMIN for utilizado para executar tarefas de operação como um usuário normal, a TOTVS iá considerar como um dos IDS nomeados que será contabilizado como um usuário normal do sistema.

O ADMIN só poderá ser acessado nos casos de manutenção, atualização do sistema e parametrizações  ou algum procedimento que seja obrigatório ser realizado  pelo ADMIN

Nos contratos que os IDS são ilimitados, não é necessário esse controle.

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