BPO – QUANTO VALE O SEU TEMPO?
BPO – QUANTO VALE O SEU TEMPO?
==========================================================
O BPO (Business Process Outsourcing) é a terceirização dos processos do negócio, ou seja, delegar a uma outra empresa especialista o cuidado da operação de determinada área da empresa, que não seja sua atividade fim. Outros objetivos buscados com a implantação desse modelo de gestão são o aumento da produtividade, da capacidade de inovação e também como vantagem competitiva, tendo em vista que os maiores esforços e o foco da organização ficam direcionados aos seus processos chaves.
Esse mercado vem ganhando cada vez mais força e se tornado muito atraente pelas vantagens que apresenta. Quando um gestor ou empresa opta pela terceirização de sua atividade “meio”, tem mais tempo e tranquilidade para focar sua atenção em sua atividade fim, seu core business, aquilo que é a verdadeira vocação da empresa.
Existem diversas empresas especialistas em BPO nos mais variados segmentos e oferecem um grande portfólio de serviços. É possível terceirizar o RH (Folha e demais), o Financeiro (contas a pagar e receber), o Contábil, TI (software e hardware), Guarda de Documentos, etc., e deixar que essas empresas executem tarefas específicas dentro da sua organização garantindo assim o nível de serviço. Com isso, eleva-se a qualidade e a produtividade, reduzindo custos gerados pela utilização de recursos próprios.
Ainda dentro da concepção de BPO como ferramenta para os serviços de Gestão e Guarda de Documentos, podemos agregar a esta solução o serviço de ECM (Enterprise Content Management) afim de automatizar os fluxos de processos de trabalho, o GED para a gestão eletrônicas de documentos nascidos ou convertidos no formato digital, a Digitalização de Documentos para a demanda que necessite da disseminação da informação e preservação do arquivo físico, o Workflow para garantir que as tarefas sejam cumpridas pelo destinatário correto na hora exata e por fim o BPM para monitorar e gerenciar o desempenho destas ferramentas.
Principais Vantagens:
• Foco no core business, deixando a execução de processos secundários a empresa de BPO;
• Aumento da eficiência, melhoria e qualidade dos processos;
• Flexibilidade da demanda operacional e rapidez em resultados;
• Informações em tempo real;
• Diminuição de custos fixos;
• Maior competitividade.
Porém é necessário muito cuidado na contratação dos serviços de BPO, pois o que poderia ser um grande aliado na performance dos resultados, pode se tornar um grande vilão gerando prejuízos a empresa. São possíveis problemas:
• Não cumprimento dos níveis de serviço acordados;
• Cláusulas contratuais que não são claras;
• Alteração dos requisitos, gerando despesas imprevistas;
• Dependência do BPO, reduzindo a flexibilidade da organização.
Por fim, minimizados os riscos, o BPO tem muito a oferecer em vantagem competitiva e lucratividade a sua empresa.
**************************************************************************************
Cadastre-se na nossa área VIP. Você recebe gratuitamente conteúdos específicos do seu interesse.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!