BPM – Otimize os resultados da empresa aliando Gestão com Tecnologia

BPM – Otimize os resultados da empresa

BPM – Otimize os resultados da empresa

Em um artigo anterior, falamos sobre o Workflow e sua importância na automação dos processos da empresa, alinhado com uma ferramenta extremamente importante que é o BPM. Mas afinal, o que é isso? O que significa BPM? Vamos conceituar:

“O Gerenciamento de Processos de Negócios ou Gestão de Processos de Negócios (em inglês Business Process Management ou BPM) é um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das organizações por meio da melhoria dos processos de negócios.”

Fonte: Wikipédia

BPM é uma abordagem adaptável de gerenciamento, concebido e desenvolvido com a finalidade de sistematizar e facilitar processos organizacionais individuais complexos, dentro e fora das empresas. Só podemos melhorar aquilo que podemos gerenciar, só podemos gerenciar aquilo que podemos medir e só podemos medir aquilo que realmente sabemos como é executado. Assim, sem conhecermos a fundo os processos diários da empresa, não conseguiremos implantar melhorias de forma organizada e sustentável, gerenciável e previsível.

O BPM ajuda a criar valor para a empresa na medida em que auxilia a melhoria de desempenho, flexibilidade, inovação, tecnologia, qualificação da equipe e produtividade. Isso não é estar à frente da concorrência que ainda não mapeiam seus processos, usam um bom ERP e são assertivas? É claro que sim!

Alguns dos benefícios que a tecnologia BPM trará para sua empresa:

  • Transparência em todas etapas do processo;
  • Maior controle administrativo;
  • Aumento de produtividade;
  • Redução de custos;
  • Automação de processos e geração de evidências.

A empresa poderá ganhar ainda mais agilidade e eficiência integrando BPM, ECM e Mobilidade. Segundo a AIIM Association for Information and Image Management, 42% do conteúdo de uma organização está na mente de seus colaboradores, enquanto que 26% está impresso, 12% eletrônico e 20% digital. Ainda de acordo com esse estudo, 61% dos funcionários de uma empresa não sabem onde encontrar as informações que precisam, pois a maior parte delas, não está estruturada em processos de negócios.

Gostou da máteria? entao deixe seu e-mail e receba mais sobre o assunto.