Atendimento e Relacionamento, afinal para que serve?

Hoje muitas empresas utilizam essa nomenclatura para o departamento de atendimento ou até mesmo departamento de vendas. Mas afinal qual é a diferença?

Atendimento: é o processo de resolver as dúvidas, solicitações ou até mesmo as reclamações dos clientes. O atendimento está totalmente interligado ao bom relacionamento com seu cliente, e através dele, novas oportunidades surgem, até mesmo indicações (Networking).

Mas tudo tem dois lados. O mau atendimento ou atendimento incompleto, que deixa dúvidas, ou questões em aberto, frustram e atacam diretamente o relacionamento que sua empresa tem com o cliente. Aí sua importância.

Não basta ter uma ótima equipe de vendas se a sua estrutura de atendimento não for compatível as demandas. Porque querer iniciar um relacionamento depois de um atendimento frustrado é impossível.

Relacionamento é um processo muito longo, que se inicia no primeiro contato com o cliente, seja por telefone, e-mail ou pessoalmente. É um ciclo sem data de termino, a não ser que algo ocorra e quebre este elo. Às vezes é possível manter um relacionamento até mesmo com “não clientes”, isso se dá quando o atendimento é de alto nível, e por qualquer que seja o motivo de não ser mais seu cliente, aquela empresa sempre mantem contato.

O ideal é praticar o atendimento focado no relacionamento a longo prazo.

E lembre-se sempre; o atendimento é a parte mais importante do relacionamento.

Então, quer ter excelência em atendimento e relacionamento? Não pule etapas! Relacionar e atender estão totalmente ligados.

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