Aprenda como convencer o seu chefe a usar um ERP

Em pleno 2017, quase toda empresa já tem um software de Enterprise Resource Planning (ERP), certo? Errado. Ao contrário do que se pensa, muitos empresários ainda relutam em aderir ou mesmo trocar seu ERP.

Se você trabalha com um chefe ou gestor que reluta nesta decisão, vamos ajudar a mudar essa história. Neste texto, listamos 5 argumentos para você convencer a diretoria a investir em um bom ERP.

Afinal, o que é um ERP?

Antes de entrarmos nos argumentos, vale a pena fazermos uma breve explicação sobre o que é e para que serve o ERP. Esse tipo de software integra vários departamentos da empresa, reunindo no mesmo ambiente digital o armazenamento das informações, o fluxo dos processos e o registro de documentos, além de várias outras funcionalidades.

Na prática, o ERP aumenta a produtividade da equipe e melhora a gestão da empresa. Por isso, tornaram-se tão populares no mundo corporativo.

Por que utilizar um?

Agora, acompanhe os 5 argumentos para você convencer seu chefe a comprar um software de gestão.

1. Papel é coisa do passado

Quando você estiver frente a frente com a diretoria, mostre para eles a quantidade de papel que você imprime todos os dias. Faça questão de lembrar que com o ERP seria possível reduzir bastante essa quantidade de papel.

É melhor para o meio ambiente e para o lucro da empresa. Além disso, pega mal para uma companhia do século 21 ter tanto documento empilhado na mesa.

2. Automatização é o futuro que já chegou

Se o seu chefe continuar resistente à ideia, avise para ele que um dos maiores benefícios dos ERPs é a automatização de tarefas do cotidiano e o mapeamento dos processos. Por exemplo: a emissão de notas e a elaboração de relatórios diários.

Na prática, isso significa mais produtividade dos funcionários. Sem precisar perder tempo com procedimentos automatizados, os empregados podem se dedicar melhor para as funções fins, como atendimento ao cliente e auditoria das contas.

3. Integração de toda a empresa

Uma das maiores dores de cabeça para um executivo é ver os funcionários da empresa não se comunicarem direito. Isso causa problemas sérios e até prejuízo ao caixa. Avise à diretoria de que o ERP é uma excelente maneira de acabar com esse problema.

Esses softwares têm por princípio funcionar como uma plataforma que integra os funcionários em um único lugar. O ERP permite que o mesmo processo seja visualizado por vários departamentos. Um  processo de venda, por exemplo, pode ser acompanhado pela área comercial, financeira e administrativa. Dessa forma, todos sabem o que está acontecendo.

Lembre seu chefe de que ter um controle automatizado de processos e um sistema de apuração qualificado ajudam a desenvolver resultados mais assertivos para a empresa.

4. Flexibillidade dos ERPs

Atualmente, há várias alternativas de ERPs no mercado. Desde soluções robustas para grandes companhias até produtos mais simples para empresas pequenas, que são comprados por mensalidade direto da internet.

Alguns ERPs, por exemplo, são elaborados para uso da área de controladoria. Essas versões consideram as regras tributárias vigentes e as especificidades do setor, ajudando na entrega correta de Speds e obrigações acessórias.

5. Retorno sobre o investimento do ERP

Comprar um software vai demandar algum investimento da empresa, e esse costuma ser o argumento principal para a diretoria dizer um grande “não” para você. Quando isso acontecer, mostre que o retorno sobre o investimento é garantido.

Aponte os principais problemas de não aderir ao ERP (retrabalho, processos manuais, perda de documentos, horas extras) e mostre o quanto isso tudo prejudica o fluxo financeiro.

Em seguida, compare com o valor de um ERP e prove que o software vai se pagar em pouco tempo, além de reduzir custos nos demais processos da companhia.

Então, gostou das dicas e dos argumentos para convencer a diretoria a comprar um ERP? Entre em contato conosco, sempre podemos ajudar quando o assunto é software de gestão.









0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *