4 DICAS PARA OTIMIZAR SEU ESTOQUE

4 DICAS PARA OTIMIZAR SEU ESTOQUE

4 DICAS PARA OTIMIZAR SEU ESTOQUE

Seja seu estoque físico ou virtual, é importante levar em consideração que o cliente quer sair com a sacola na mão ou receber o produto no menor prazo possível. E nestes 02 casos a falta do estoque reduz drasticamente a conversão das vendas.

Não existe nada mais desagradável do que você buscar algo e depois de muita busca descobrir que o produto está em falta, e o pior, é efetuar a compra e o prazo de entrega não ser cumprido.
Pensando nestes incômodos que tal seguir algumas boas práticas de mercado?

1. Organizar para enxergar
Muitas empresas perdem vendas ou deixam de entregar um produto por falta de organização.
Desta forme é importante facilitar a visualização e o acesso aos produtos, separando em categorias e, se for o caso, acrescentando quantas subcategorias forem necessárias.
Ter o estoque demarcado no seu espaço e identificado, acelera na separação e expedição dos pedidos.

2. Constante reposição do seu estoque
Para o bom acompanhamento da necessidade de reposição é importante que o estoque esteja atualizado, ou seja, com suas entradas e saídas atualizadas imediatamente ao fato gerador.
É sabido que um alto volume de compras pode encalhar a mercadoria em suas prateleiras e comprometer financeiramente a empresa.
Portanto, para comprar somente o necessário, baseado na sua previsão de vendas, utilize os conceitos de mercado de:
• Ponto de pedido
• Estoque de Segurança
• Estoque mínimo
• Prazo de entrega

3. Atenção aos estoques físicos compartilhados com estoques virtuais
Quando a empresa possui o estoque compartilhado para as lojas físicas e o mesmo para lojas virtuais, imagine um cliente da loja física efetuando uma compra e, logo em seguida, o cliente online comprando o mesmo produto.
Se a baixa do estoque não for imediata, sua empresa realiza a venda de um mesmo produto para dois clientes distintos. Então a prevenção e investimento em tecnologias é fundamental para evitar estas dores de cabeça desnecessárias.

4. Informatização de seu processo
Existem no mercado diversas ferramentas para gerir o seu estoque e a logística de entrega.
É fundamental possuir um sistema ERP — Enterprise Resource Planning, para gerir toda a sua cadeia de distribuição, fazendo assim que se otimize os tempos e custos.
Através de um sistema informatizado é possível mapear as mercadorias e identificar as baixas de estoque em tempo real, apontando o número exato de produtos estocados. Além disso, as compras ficam mais assertivas, reduzindo, assim, os custos, e consequentemente aumentando os lucros.

Invista também no treinamento dos funcionários que serão os responsáveis pela alimentação e pelo gerenciamento do sistema e faça um acompanhamento detalhado do estoque através da emissão de relatórios periódicos.

Para mais informações, clique aqui e cadastre-se gratuitamentehttp://bit.ly/2bZN50O e receba matérias específicas por e-mail da ANADI CONSULTORIA DE GESTÃO.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *