Como descobrir o erro 029-Falha no schema XML?

Muitas vezes caímos com o problema de FALHA DE SCHEMA sem transmitir a NF-e a Sefz. O grande problema é encontrar onde está o erro de cadastro que causa essa dor de cabeça.

Todos sabem que um sistema que tem um cadastro bem feito, estruturado com todos os parâmetros de ligação corretos, não teremos problemas, mas quando há algum erro ou falta de preenchimento de dados, vamos ter que correr atrás e não é uma tarefa das mais simples.

Por isso é importante a orientação de um profissional treinado para entender as necessidades da empresa e direcionar os usuários da melhor forma de se manter os dados cadastrados de maneria correta que atenda todas as regras de negocio da empresa e manter todos os  parâmetros corretos configurados para realizar os cálculos e processamentos sem erros ou falhas.

Vamos ver esse caso do erro 029-Falha de Schema de XML e encontrar a origem do erro.

PROCEDIMENTOS

A seguir a mensagem de erro que retorna  quando consultamos a NF-e pelo MONITOR do TSS.

1. Para facilitar a analise, temos que  clicar no botão conforme indicação das telas a seguir

2. Na próxima tela após ter clicado no OK da tela acima, será aberta uma tela com as causas prováveis que geraram o erro.

3 As mensagens da tela das probabilidades fala sobre ORIGEM DA MERCADORIA, imposto, ICMS, ICMS00, mencionando erro técnico de preenchimento. A mensagem sobre ORIGEM DO PRODUTO é clara que não foi preenchido, então por dedução podemos ir direto checar  o cadastro do produto que está na NF, se este campo está preenchido corretamente ou não, ORIGEM DO PRODUTO  na aba IMPOSTOS.

Caso não esteja, deverá ser preenchido e  REPROCESSAR a NF . Entrar no módulo SIGAFIS e acessar a opção reprocessamento que está em MISCELANIA/ACERTOS/REPROCESSAMENTO ou também pode excluir a NF e gerar novamente. Antes de gerar a NF, deve acessar o pedido de venda, excluir o item que teve a correção no cadastro de produto, e inclui-lo novamente para trazer os dados do cadastro com a correção gerando um novo XML sem erro.

E aí, gostou do post?

De sua opinião, sugestão, critica ou elogio, assim podemos melhorar nossas postagens.